MotoGP, Testes Valência: Viñales e Aprilia lideram primeira metade do dia, Oliveira nono
Maverick Viñales (Aprilia) tem para já o melhor tempo nos testes de Valência, numa altura em que acabam de ser cumpridas as primeiras quatro horas do dia. O espanhol fez a sua melhor volta em 1:30.325 minutos, seguido de perto pelo companheiro de equipa Aleix Espargaró, que está a 73 milésimos. Jorge Martín, que vai continuar na Pramac em 2023, surge em terceiro, a 251 milésimos.
A Aprilia, de resto, é a nova equipa de Miguel Oliveira, que vai alinhar em 2023 pela RNF, nova equipa-satélite da fábrica de Noale. O português também conseguiu colocar a sua moto entre os dez mais rápidos nas primeiras quatro horas do dia, terminando no nono lugar, com uma volta em 1:30.936 minutos, a 611 milésimos de Viñales. Oliveira foi, de resto, o piloto mais rápido dentro daqueles que trocaram de fábrica.
Enea Bastianini, a começar na equipa de fábrica da Ducati, está no quarto lugar da tabela, seguido de mais duas Ducati: Luca Marini (VR46) em quinto e Johann Zarco (Pramac) em sexto. Marc Márquez (Honda) ocupa o sétimo lugar, seguido de Marco Bezzecchi (VR46) em oitavo, Miguel Oliveira (RNF) em nono e Brad Binder (KTM) em décimo.
Numa sessão em que a tabela de tempos não é o mais importante, com as equipas a procurarem efetuar o maior número de voltas possível e a testarem novos componentes, destaque para apenas uma queda em quatro horas, de Marco Bezzecchi, que não se lesionou.
A ação em pista retoma às 13h30, com mais quatro horas de testes.