MotoGP, Testes Sepang: “Muitas, muitas coisas” para melhorar na Honda
O teste de Sepang era especialmente crítico para a Honda. Era importante para todos os construtores, mas os japoneses apostavam bastante neste teste para ver se será possível lutar pelo título em 2023. A que conclusões chegaram?
As motos de desenvolvimento de 2023 tinham muita coisa, incluindo dois chassis diferentes, dois pacotes aerodinâmicos diferentes, uma nova entrada de ar, um novo assento e uma nova traseira, com a Honda a testar também as carenagens de efeito solo e as condutas.
Durante o teste, Joan Mir tinha duas RC213V na sua box. A determinada altura, Marc Márquez tinha quatro, sendo uma delas uma moto experimental, que chamou a atenção. As grandes diferenças prendiam-se no facto de esta moto ter o pacote aerodinâmico com que Márquez concluiu a época de 2021 e um braço oscilante de alumínio.
No terceiro e último dia, os dois pilotos tinham duas motos que pareciam idênticas – uma das partes mais intrigantes era a diferença no chassis. Este chassis novo foi aquele com que Mir e Márquez decidiram fazer os time attacks.
É de esperar que a HRC traga mais componentes para testar em Portimão. O team manager Alberto Puig admitiu que é preciso melhorar “muitas, muitas coisas” antes do início da época, por isso, os dois dias no Algarve vão ser cruciais.