MotoGP, Testes de Valência com muitos pontos de interesse
A época de 2023 de MotoGP ainda agora terminou, mas não há muito tempo para ficar a pensar no que aconteceu, uma vez que já se vai começar a preparar o ano de 2024, com os testes de Valência a decorrerem já amanhã.
Marc Márquez deverá recolher grande parte da atenção, com o espanhol a terminar um longo e muitas vezes bem-sucedido período com a Honda para se juntar à Gresini e ao seu irmão Álex Márquez. Francesco Bagnaia terá a sua primeira ação em pista desde que revalidou ontem o título, com Jorge Martín, Marco Bezzecchi e Enea Bastianini a manterem-se com as mesmas cores. Franco Morbidelli também é uma novidade, agora ao serviço da Pramac, sendo que ainda não se sabe quem vai ser o colega de equipa de Bezzecchi na VR46.
Na KTM, nenhuma novidade na equipa de fábrica, com Jack Miller e Brad Binder a manterem-se na mesma equipa. Augusto Fernández faz o mesmo com a GASGAS, mas a novidade está no seu colega de equipa, com o MotoGP a dar as boas-vindas ao rookie e campeão de Moto2 Pedro Acosta.
Em relação à Honda, sabe-se que Luca Marini já anunciou a saída da VR46, mas ainda não há confirmação absoluta (embora todos os sinais apontem nesse sentido) de que vai ser ele a fazer equipa com Joan Mir em 2024. Do lado da LCR, Johann Zarco também é uma novidade, sendo o parceiro de Takaaki Nakagami.
Álex Rins sai da LCR Honda para se juntar a Fabio Quartararo na Yamaha, com Rins à procura de ser apenas o terceiro piloto na era MotoGP a vencer com três construtores diferentes (sendo que já o fez na Suzuki e na Honda).
Por fim, a Aprilia não traz novidades em termos de pilotos, com Aleix Espargaró e Maverick Viñales a continuarem a formar dupla. Raúl Fernández chega motivado depois do seu quinto lugar no dia de ontem, com Lorenzo Savadori a continuar a render o lesionado Miguel Oliveira.