MotoGP: Valentino Rossi e Dani Pedrosa ‘picados’
O regresso do piloto da Yamaha à competição, depois de ter falhado um Grande Prémio por ter fraturado uma perna, ficou marcado não só pelo seu surpreendente desempenho em pista, tendo em conta a grave lesão que sofreu recentemente, como também por um despique verbal com Dani Pedrosa após a conclusão da 14ª corrida da época.
Tudo devido ao momento em que os dois pilotos estavam a lutar pelo segundo posto. Pedrosa acusa Rossi de uma manobra perigosa em plena reta grande do circuito Motorland de Aragão, situação que desencadeou o bate boca entre os dois experientes pilotos.
“O Valentino fechou-me a porta na reta, o que não é correcto e é perigoso quando rodamos a 300 km/h. Não deu espaço e por sorte não aconteceu nada. Rossi apertou-me em direcção ao lado esquerdo do traçado. Senti-me muito apertado, pois as rodas tocaram nas linhas delimitadoras da pista e tinha pouca margem de manobra. Não creio que fosse quase necessário levar-me ao chão para defender a sua posição. Não estou chateado, mas esta situação mostra que Rossi não tem razão quando diz que não o deixam ultrapassar. Acontece a todos”, comentou o piloto da Honda que foi segundo no Grande Prémio de Aragão.
Já Valentino Rossi, quinto na corrida, não poupou nas palavras. “Se o Dani está chateado então o melhor é correr sozinho. Assim tem a pista livre e poderá ultrapassar quando quiser. A mim nunca me deixam ultrapassar, pois o MotoGP é assim mesmo. Quando fui ultrapassado o Dani acenou com uma mão pelo que pensei que me estava a pedir desculpa. Deixei espaço para a manobra. Só este ano já existiram 30 situações semelhantes ao que aconteceu. Há pilotos com o pensamento que são os donos da pista. Não sei o que diriam das corridas de Moto3”.
De recordar que precisamente na categoria mais baixa do Mundial, os comportamentos durante a reta grande na corrida foram alvo de grande escrutínio por parte da Direcção de Corrida, tendo mesmo o vencedor da contenda, Joan Mir, sido penalizado, precisamente por comportamento incorrecto, em seis lugares na grelha de partida para a próxima jornada, o Grande Prémio do Japão.