MotoGP, Tailândia, Sprint: Martin fica a 18 pontos do líder

Por a 28 Outubro 2023 11:00

Na corrida sprint de hoje, ‘Martinator’ ligou o turbo e foi-se embora dos adversários, da primeira à última volta, reduzindo a diferença para o líder Pecco Bagnaia.  

De 27 pontos a diferença entre os dois primeiros diminui para 18 pontos após o triunfo de Jorge Martin na corrida sprint de hoje. Francesco Bagnaia quedou-se por um sétimo lugar na corrida, o que lhe valeu apenas 3 pontos, contra os 12 que Martin acrescentou à sua conta pessoal este sábado em Buriram, na Tailândia. O italiano da Ducati que lidera o mundial não só cometeu um erro que o atrasou, como não conseguiu ir no encalce do espanhol da Pramac – como aliás nenhum outro piloto!   

Caso este cenário se repita na corrida principal de amanhã do Grande Prémio da Tailândia, com nova vitória de ‘Martinator’ e um eventual sétimo lugar de Bagnaia, a diferença entre os dois primeiros seria reduzida para apenas 2 pontos, com Bagnaia ainda líder com 378 pontos contra 376 do rival da Pramac. Para manter uma vantagem confortável no campeonato, Pecco precisa de ir à luta no domingo, vencer a prova ou manter-se o mais possível próximo de Martin e subir ao pódio. Se não o fizer, o campeão mundial vai chegar ao próximo Grande Prémio (Malásia) com muita pressão sobre os ombros, o que é muito pouco aconselhável, dada a excelente forma que Martin tem demonstrado nas últimas corridas. Um ‘erro de cálculo’ na escolha dos pneus no GP da Austrália, foi a única quebra num rol de corridas fantásticas do madrileno de 25 anos.

O terceiro classificado do mundial Marco Bezzecchi (Mooney VR46), foi apenas sexto na corrida sprint, somou apenas 4 pontos e já está a 72 pontos do líder. Sendo que ‘Bez’ dispõe de uma boa ‘almofada’ de 64 pontos sobre o quarto classificado Brad Binder (KTM), tem no entanto de estar de olho no sul-africano, porque ainda estão em jogo muitos pontos para as últimas três provas (Malásia, Qatar e Valência). E o mesmo se passa com Binder, já que tem no seu encalce Aleix Espargaró (Aprilia) a 43 pontos, com o experiente espanhol certamente empenhado em melhorar a sua performance nas derradeiras etapas do mundial de MotoGP. O ‘capitão’ da Aprilia precisa mesmo dessa melhoria, já que tem o francês Johann Zarco a somente 2 pontos do seu quinto lugar.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x