MotoGP, Tailândia: Bastianini bate Martin em sprint intenso

Por a 26 Outubro 2024 10:40

Enea Bastianini, da Ducati, liderou do princípio ao fim o sprint do Grande Prémio da Tailândia de MotoGP, com Jorge Martin a sobreviver a um susto com os limites da pista para terminar num crucial segundo lugar.

Depois de ter aumentado a pressão sobre si próprio depois de ter caído na qualificação, Martin teve um início de sprint muito fraco, partindo do terceiro lugar da grelha, enquanto tentava lançar-se para a liderança à frente do poleman Francesco Bagnaia. Quando os dois se afastaram, Bastianini conseguiu assumir a liderança e liderou todas as voltas para garantir a vitória por 1,357 segundos.

Martin lutou para chegar a segundo à frente de Bagnaia, mas recebeu um aviso de limites de pista a meio da corrida de 13 voltas, criando um final de corrida nervoso para o piloto da Pramac.

Respondendo à pressão final de Bagnaia, no entanto, Martin cimentou o segundo lugar por 1,015s para conquistar dois pontos vitais e aumentar a sua liderança no campeonato para 22.

Martin coloca-se agora numa posição em que, se Bagnaia vencer todas as corridas restantes, o piloto da Pramac só tem de terminar em segundo em cada uma delas para vencer o campeonato.

Bagnaia completou o pódio à frente de Marc Marquez, da Gresini, que ficou fora da luta pelo pódio com a sua GP23 a 3,030s do seu futuro companheiro de equipa.

Filme da corrida

À saída da linha de partida, Martin ultrapassou Bastianini e ficou ao lado de Bagnaia na Curva 1, com uma manobra agressiva que obrigou ambos a afastarem-se. Martin saiu ainda mais da pista e teve de cortar o acelerador quando regressou, quase atingindo Marc Marquez. Isto fez com que Martin caísse para quinto, atrás do estreante da Tech3 GASGAS, Pedro Acosta, que manteve o piloto da Pramac à distância até à Curva 5 na segunda volta.

No início da terceira volta, Bastianini tinha 0,8s de vantagem sobre Bagnaia, enquanto Martin ultrapassaria Marquez na quarta volta. Uma vez à frente de Marquez, Martin rapidamente aumentou a pressão sobre Bagnaia e tirou o segundo lugar ao seu rival no campeonato com uma manobra impressionante no interior da Curva 7 na sétima volta. Mas Martin passou por fora ao fazer isso, o que lhe valeu um aviso de limites de pista. Bastianini não sofreu qualquer ameaça até à bandeira axadrezada, batendo Martin por 1,357s, enquanto este último evitou qualquer penalização de limites de pista em segundo.

Atrás de Bagnaia e Marquez veio a outra Gresini Ducati de Alex Marquez, que ficou a 4,7s do seu companheiro de equipa em quinto e a 0,9s de Franco Morbidelli, da Pramac. A dupla da VR46, Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio, veio a seguir, com Brad Binder, da KTM, a marcar o último ponto do sprint em nono. Um grande momento na primeira volta deixou o sexto classificado Fabio Quartararo fora dos pontos, com o piloto da Yamaha a chegar à bandeira axadrezada em 10º, à frente de Jack Miller da KTM e do líder da Honda Johann Zarco em 12º. As Aprilias sofreram um sprint difícil, com Raul Fernandez, da Trackhouse, a ser o melhor piloto da marca, em 14º, a 19,6s da vitória. Acosta caiu na quarta volta na Curva 3. Voltou a montar, mas retirou-se para as boxes no final da corrida.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x