MotoGP: Sistema de penalização por pontos eliminado
Durante o Grande Prémio do Qatar, em Losail, a Comissão de Grandes Prémios esteve reunida e tomou algumas decisões que irão entrar em vigor já a partir da próxima ronda do Mundial, o Grande Prémio da Argentina, que se disputará entre os dias 7 e 9 de abril.
Deste encontro saiu a deliberação de que o sistema de penalização de acções anti-desportivas por pontos deixará de existir depois de ter entrado em vigor em 2013. Este sistema ficou conhecido em 2015 após o famoso ‘Sepang Gate’, que envolveu Valentino Rossi e Marc Márquez. Como consequência do seu comportamento em pista, onde foi acusado de pontapear o rival espanhol, Valentino Rossi foi sancionado com três pontos ao qual se juntaram os quatro que já trazia das restantes provas e que perfazendo um total de sete pontos levou a uma penalização do italiano. Desta forma Rossi teve de partir da última posição para o derradeiro Grande Prémio da temporada, em Valência, numa fase em que liderava o campeonato, acabando mesmo por perder o título nessa corrida para Jorge Lorenzo.
Nesta reunião foi também tomada a decisão de que durante a qualificação em MotoGP as equipas podem ter seis mecânicos no pitlane a ajudar o piloto na troca de moto, tendo sempre de utilizar o capacete de protecção, que passou a ser obrigatório em 2017. Para as corridas onde seja preciso trocar de moto, denominadas de flag to flag, permanece o mesmo número de mecânicos no pitlane, quatro, aquando da troca de moto.