Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) venceu e dominou a corrida de Silverstone do MotoGP, após ter passado para a liderança ainda nas primeiras voltas da prova. Conseguiu manter uma vantagem que lhe permitiu gerir a corrida.
Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) foi segundo e Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini) teve que suar para manter o terceiro posto até à última curva do circuito, pressionado por Jack Miller (Ducati Lenovo Team). Foi o primeiro pódio para a Aprilia no MotoGP.
Filme da corrida:
Pol Espargaro (Repsol Honda Team) começou a corrida a liderar, largando da pole position, mas o seu irmão, Aleix Espargaro, subiu ao segundo posto, mantendo Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) no terceiro lugar. Fabio Quartararo conseguiu recuperar algum terreno e na primeira tentativa possível, o homem da Yamaha ultrapassou Bagnaia.
Marc Marquez (Repsol Honda Team) e Jorge Martin (Pramac Racing Ducati) tocaram-se e caíram. Ambos os pilotos desistiram da corrida.
Aleix Espargaro foi ultrapassado por Quartararo e Bagnaia, depois de ter saído mal de uma das curvas do traçado britânico. Conseguiu recuperar a posição a Bagnaia, enquanto Quartararo pressionava o seu irmão na primeira posição e conseguia mesmo subir à liderança da corrida. O piloto da Yamaha tentou construir alguma vantagem para os homens que seguiam atrás e com os dois irmãos Espargaro numa luta fratricida pelo segundo posto, o francês conseguiu um segundo de diferença para os perseguidores.
Quartararo aumentou ainda mais a sua vantagem, quando Aleix ultrapassou Pol pelo segundo posto. Mais atrás, Bagnaia perdeu 2 posições, baixando para 6º, sendo ultrapassado por Alex Rins e Joan Mir.
Na volta 8, Rins ultrapassou Pol Espargaro e subiu ao terceiro posto da corrida, quando Quartararo já tinha mais de 2 segundos para Aleix Espargaro.
Bagnaia continuava a cair na classificação, sendo ultrapassado pelo seu colega de equipa, Jack Miller (Ducati Lenovo Team).
Na volta 12, o líder da corrida tinha mais de 3 segundos para os demais, enquanto Rins pressionava cada vez mais Espargaro, até que o homem da Aprilia não conseguiu aguentar a estocada do piloto da Suzuki, descendo para terceiro. As posições do pódio eram nessa altura, estas: Quartararo, Rins e Aleix Espargaro.
Bagnaia continuou a perder posições, quando Alex Marquez (LCR Honda Castrol) o ultrapassou pelo 7º posto. São pontos preciosos que Bagnaia perde na luta pelo título.
Quando a corrida entrava nas 6 últimas voltas, Miller vinha a ganhar terreno a Pol Espargaro e nem precisou de muito para o ultrapassar, já que Espargaro alargou a trajetória e perdeu a posição para o homem da Ducati. Miller (4º) mostrava um ritmo espantoso nessa altura da prova, enquanto o seu colega de equipa, Bagnaia perdia nova posição para Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) e descia para 9º.
Nas últimas voltas Miller parecia endiabrado, pressionando mais a cada volta Aleix Espargaro, que lutava pelo primeiro pódio para a Aprilia no MotoGP. Esta luta deixou Rins um pouco mais à vontade e Quartararo estava fora do alcance para os restantes pilotos.
Miller ainda chegou a ultrapassar Espargaro na última volta, mas o piloto da Aprilia soube responder à manobra, indo até à última curva a defender o terceiro lugar.
Pol Espargaro foi quinto, Brad Binder sexto, Iker Lecuona (Tech 3 KTM Factory Racing) garantiu um bom resultado, terminando no 7º lugar e Alex Marquez 8º. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) e Danilo Petrucci (Tech 3 KTM Factory Racing) fecharam o top 10. Bagnaia terminou no 14º posto, numa corrida para esquecer.