MotoGP, San Marino: Quem ajudará Pecco Bagnaia?

Por a 3 Setembro 2022 13:02

Com um déficit de 44 pontos, Pecco Bagnaia dificilmente se tornará campeão mundial sozinho. Acontece que os seus colegas de marca Zarco, Bastianini, Miller e Martin têm interesses próprios, e também querem vencer corridas.

Pecco Bagnaia está agora 44 pontos atrás do líder do Campeonato do Mundo Fabio Quartararo na Lenovo-Ducati, mas está empatado com Zarco (menos 75 pontos), Miller (menos 77), Bastianini (menos 82), Martin (menos 113), Luca Marini (menos 131) e Marco Bezzecchi (menos 132) – e portanto, nada menos que seis outros pilotos das Desmosedici GP ainda têm pelo menos hipóteses teóricas para o título. Na verdade, 175 pontos ainda estão em jogo em 2022.

Antes do GP de Misano, os dirigentes da Ducati deixaram claro que os colegas de marca deveriam levar em consideração as chances de título de Bagnaia, e não colocá-lo em perigo desnecessariamente. Porque na Ducati ainda se lembra com horror daquele GP da Argentina quando Andrea Iannone atirou com o seu companheiro de equipa Andrea Dovizioso ao solo  na penúltima curva da última volta. E também houve situações complicadas entre Bastianini, Bagnaia e Martin em 2022, que levaram à queda dos candidatos ao título – em Doha e Le Mans, por exemplo.

A Ducati está finalmente a tentar ganhar o seu primeiro Campeonato do Mundo de Pilotos desde Casey Stoner em 2007.

9 pole-positions em 13 corridas

A Ducati tem a melhor moto (9 pole positions, 8 vitórias esta época, 19 pódios, quatro pilotos nos seis primeiros lugares do Campeonato do Mundo), mas as duas primeiras posições do Campeonato do Mundo são partilhadas por Fabio Quartararo (Yamaha) e Aleix Espargaró (Aprilia). Um facto curioso…

A publicação alemã Speedweek falou com alguns dos atuais protagonistas da Ducati sobre esta questão, e as respostas foram esclarecedoras – porque na verdade ninguém quer dar descanso ao acelerador em favor de Pecco Bagnaia.

Por exemplo, Johann Zarco tentará finalmente conseguir sua primeira vitória no GP? Ou será atencioso com Bagnaia?

“Boa pergunta”, observou Zarco. “Gigi Dall’Igna disse-me que se um piloto da Ducati vê a chance de ganhar um GP, não queremos estragar essa oportunidade. E enfatizou: ‘Então corre para a vitória, mas tens que ser esperto.’ E também disse: ‘Se estiveres a lutar contra o Pecco pelo quinto lugar e não há hipótese de um pódio, então pode fazer sentido dares a ele alguns pontos extras.'”

Jack Miller que não vence no MotoGP desde 2021 (Jerez e Le Mans), também gostaria de se despedir com mais um triunfo no MotoGP na Ducati. “Existem boas oportunidades em Misano, Aragão, Buriram e Phillip Island”, diz o australiano. No entanto, ele é profissional o suficiente para levar em consideração os interesses da Ducati e Bagnaia quando estiver em dúvida.

“É importante para mim ajudar o Pecco a conquistar o título”, disse Enea Bastianini. “Ao mesmo tempo, é importante para mim vencer uma quarta corrida este ano. Sempre damos o máximo. Esta batalha será emocionante no domingo porque todos os pilotos da Ducati serão competitivos aqui, incluindo todos os pilotos italianos. Competimos para ganhar corridas. Esse também será o caso aqui em Misano no domingo.”

“Isso também se aplica a mim”, disse Jorge Martin, piloto da Pramac-Ducati. “Estamos no Campeonato do Mundo para vencer. No ano passado tive um sucesso de MotoGP na Áustria. Quero repetir esse triunfo em algum momento este ano”, disse o espanhol da Pramac.

Mas vamos a factos: o último caso óbvio de ordem estável aconteceu na Ducati em 2017 no GP de Sepang, quando Jorge Lorenzo teve que conceder a vitória ao seu companheiro de equipa Andrea Dovizioso. “Fizemos o que tínhamos que fazer“, disse Gigi Dall’Igna sobre essa temporada. Por conta dessa manobra, a luta pelo título contra Marc Márquez ficou em aberto até à final em Valência em 2017.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x