MotoGP: Q1 foi liderada por Miguel Oliveira
Miguel Oliveira, Valentino Rossi e Aleix Espargaró disputaram o tempo da frente na Q1, numa prestação sensacional do Português, a exibir uma nova confiança no chassis da sua KTM que já o vira acabar as FP3 e 4 anteriores na 15ª posição.
O tempo de Oliveira de 1:22.260 no início da sessão projetou-o para o topo da tabela ainda que momentaneamente, pois logo a seguir, Aleix Espargaró fez um 1:21.789 e Valentino Rossi respondeu com 1:21.559.
Só dois pilotos passariam da Q1 à Q2, e Oliveira esteve com uma hipótese real de o fazer, mesmo se acabaria por baixar para 7º quando Nakagami, Iannone e Dovizioso aumentaram o ritmo.
Mais perto do fim da sessão, com Rabat a cair, seria Dovizioso a vir para a frente disputar a Qualificação com Rossi, e a chegar ao 1:21.105, mas Rossi caia a seguir, ficando qualificado mesmo assim.
A surpresa final, com uma leva de tempos rápidos detrás a baixar Oliveira de 7º para 10º, (que lhe dá o 20º lugar na grelha) foi a chegada de Nakagami à frente, ficando a seguir a Rossi mas eliminado Dovizioso na Q2!