MotoGP, Rins vence na Austrália e Bagnaia passa para a frente do campeonato
O MotoGP aterrou em Phillip Island pela primeira vez em três anos, com o Grande Prémio da Austrália a voltar ao calendário. No final, acabou por ser uma grande corrida, com sete pilotos a cruzarem a linha de meta dentro do mesmo segundo.
Jorge Martín começou na pole position e liderou durante as primeiras 13 voltas, mas a vitória não estava assegurada, numa corrida que foi um festival de ultrapassagens. A liderança mudou de mãos várias vezes durante o resto da corrida, mas parecia que Francesco Bagnaia ia vencer com o início da última volta. Contudo, na curva 2, foi ultrapassado por Álex Rins, que tinha começado em décimo, com Marc Márquez a passar também, levando Bagnaia a terminar em terceiro.
Rins foi um vencedor surpresa, Márquez alcançou a centena de pódios e Pecco conseguiu 16 pontos cruciais para o campeonato, que o faziam passar para a liderança do mesmo. Anteriormente na corrida, Fabio Quartararo tinha saído largo e perdido muitos lugares, antes de cair e terminar com zero pontos. O outro candidato, Aleix Espargaró, terminou em nono, com as suas esperanças de campeonato a dissiparem-se cada vez mais depois dos últimos resultados.
Faltavam apenas duas corridas para terminar o campeonato e Bagnaia estava no primeiro lugar antes da visita a Sepang, para o Grande Prémio da Malásia.