MotoGP: Revelada a forma final e cores da nova Aprilia RS-GP24
Diretamente do Qatar, onde os pilotos vão para a pista para os últimos testes antes do Grande Prémio inaugural da temporada, a empresa de Noale revelou as motos que serão levadas à pista pelos pilotos de fábrica, Aleix Espargarò e Maverick Vinales, e pelo piloto de testes Lorenzo Savadori.
Seguindo-se a duas épocas de crescimento, 2024 deve representar o ano da confirmação da Aprilia. A evolução técnica levou a moto e a equipa a um nível sem precedentes e o departamento de competição de Noale, sob a liderança de Romano Albesiano, assumiu o desafio de levar a RS-GP24 a um nível ainda mais extremo.
A nova aerodinâmica é a parte mais visível e a que mais se destaca nesta última evolução, onde cada detalhe foi redesenhado e avançado. Do motor V4 ao chassis, da eletrónica às asas e spoilers, nada foi esquecido, mantendo uma ligação clara com a já competitiva base de 2023.
Não faltarão certamente dados a analisar no final de cada sessão, dado que, além da superconfirmada dupla Aleix Espargaró e Maverick Viñales, Miguel Oliveira vai iniciar a nova temporada num RSGP24. Raúl Fernández, o segundo porta-estandarte do Team Trackhouse, usará uma moto com especificações de 2023 que será então atualizada para a versão mais recente.
Romano Albesiano: “A nossa abordagem para a temporada de 2024 não poderia fugir da boa base que já havíamos construído, especialmente nas duas últimas temporadas. A RS-GP é um projeto maduro, fiel à filosofia da Aprilia, que procuramos avançar em todos os aspectos. O estudo aerodinâmico é talvez o mais claro. Introduzimos alguns conceitos definitivamente inovadores para melhorar as características de carga e penetração. Mas cada detalhe foi revisitado, como deve ser feito num campeonato que colocou a investigação tecnológica em níveis sem precedentes. Ter três motos com as mesmas especificações na pista desde o início da temporada contribuirá, sem dúvida, para agilizar o nosso processo de crescimento. Teremos muito mais informações disponíveis que precisaremos analisar e interpretar habilmente.”
Segue-se a apresentação da Prima Pramac Racing (Jorge Martín e Franco Morbidelli) no dia 28 de fevereiro, última das 11 equipas de MotoGP de 2024 a serem reveladas.