MotoGP: CryptoDATA Tech como patrocinador principal da RNF em 2023
Desde o GP da Austrália correu o rumor que a ‘CryptoDATA Tech’, mantinha-se como patrocinadora das motos RNF Yamaha durante a atual temporada, Agora, sabe-se que no GP de Valência esta empresa será apresentada como o novo patrocinador principal da futura equipa cliente Aprilia com os pilotos Miguel Oliveira e Raúl Fernández.
Sabe-se também que no teste de terça-feira (8 de novembro) em Valência, a nova dupla de pilotos não aparecerá com o design de 2023 e também não poderá anunciar a Aprilia – porque o contranto com a Yamaha para 2022 não o permite.
De qualquer forma, a equipa WithU Yamaha RNF MotoGP colocou o anúncio da ‘CryptoDATA Tech’ nas motos nas suas motos na Austrália e na Malásia. “Este é o início de uma cooperação de longo prazo”, anunciou então Razlan Razali. A CryptoDATA Tech é uma empresa sediada na Roménia, que desenvolve soluções de hardware e software para segurança com base na tecnologia blockchain.
O empenho e pressa de Razlan Razali em encontrar um novo patrocinador, deve-se à saída da equipa do seu patrocinador principal, o grupo italiano de energia WithU, cujo contrato foi inicialmente firmado por 3 anos por Matteo Ballarin, mas que pelos visto não vai ser cumprido. Os problemas da WhithU começaram devido a problemas financeiros em abril, como resultado da guerra na Ucrânia e da crise de energia resultante. Porque a empresa “Europe Energy”, que também pertence a Ballerin, não gerava eletricidade, apenas a comercializava – e os preços nas ‘bolsas de eletricidade’ estão a subir a pique.
Subsiste então a dúvida sobre o novo nome da futura equipa de Miguel Oliveira, mas vamos arriscar; CryptoDATA Tech Aprilia RNF em vez de WithU Yamaha RNF? … talvez!