MotoGP: Quartararo mantém mão quente, Oliveira 20º
Miguel Oliveira completou, na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de França, as primeiras voltas aos comandos de um protótipo de MotoGP na pista de Le Mans-Bugatti.
O luso ficou com o melhor registo de 1m34.229s, que foi obtido na 13ª das 19 passagens que teve pela linha de meta. Oliveira, 20º classificado, bateu em mais de um segundo o seu colega Hafizh Syahrin, que tarda em ser competitivo, no entanto ficou mais longe do habitual em relação aos pilotos oficiais da KTM, Johann Zarco e Pol Espargaró. Mais de um segundo separaram a dupla laranja do homem da KTM Tech 3, equipa que tem aqui o seu evento caseiro.
O facto de Zarco e Espargaró terem testado recentemente em Le Mans parece estar a colher os seus frutos, pois ambos os pilotos instalaram-se no top 10 desta sessão.
Quanto ao mais rápido acabou por ser o jovem Fabio Quartararo, que foi o único a entrar no segundo 31. O piloto francês transportou para Le Mans a excelente forma exibida há duas semanas em Jerez, onde conquistou a pole position e havia sido o mais rápido no teste oficial. Aproveitando a tradicional boa forma da Yamaha em Le Mans, Quartararo bateu por 0.127s Andrea Dovizioso, que foi segundo. Seguiram-se Danilo Petrucci, Maverick Viñales e o líder do campeonato Marc Márquez. Os cinco primeiros ficaram separados por 0.247s.
A sessão ficou ainda marcada pelos problemas mecânicos de Valentino Rossi (10º) que viu a corrente da sua Yamaha M1 ceder. Problema esse que tem sido visto recentemente na Honda, equipa onde Jorge Lorenzo continua a desiludir, apenas 14º, e neste treino matinal não evitou mesmo uma queda na Curva 8. Melhor sorte, nessa mesma curva, teve o seu companheiro de equipa, Marc Márquez, que protagonizou uma das suas já habituais ‘salvadas’ evitando assim uma ida ao solo.
Classificação: