MotoGP, Qatar, Warm-up: Pneus médios ou macios, a grande dúvida
No Warm-Up para o GP do Qatar, Enea Bastianini definiu o tempo mais rápido com a Ducati Desmosedici. E houve surpresas, Zarco (2º), Oliveira (4º) e Quartararo (5º), para além da queda de Marc Marquez. A dúvida maior no paddock são os compostos de pneus que vão ser utilizados… macios ou médios?
Grande tensão antes do aquecimento para o início da temporada no Circuito do Losail, em Doha no Qatar, porque a escolha dos pneus durou até aos últimos instantes do aquecimento. Há pilotos que querem experimentar o pneu traseiro macio na corrida de 22 voltas, outros preferem o composto médio. Mas há preocupações sobre o pneu traseiro macio quanto à sua resistência nas últimas cinco, seis voltas da corrida!
“No sábado à noite, cerca de 50% dos pilotos queriam conduzir com o pneu traseiro macio na parte de trás. Permite certamente tempos de volta mais rápidos no início da corrida. E no final não deixa passar muito tempo”, explicou Piero Taramasso da Michelin. “Na frente, a maior parte deles vão levar o macio. Na Honda e na KTM veremos o pneus médio à frente.”
O campeão mundial Fabio Quartararo está preocupado. Porque os quatro Yamahas estiveram quase sempre nos últimos quatro lugares nas medições de velocidade máxima. E a recta final tem 1,068 km de comprimento. Mas no aquecimento, o francês melhorou para o 5º lugar! Marc Márquez viu escorregar a roda dianteria no 8º minuto da sessão na curva 10, o que resultou na sua primeira queda em 2022.