MotoGP, Qatar, Treino: Álex Marquez surpreende no último treino com recorde, Oliveira 12º
Álex Márquez foi o mais rápido no derradeiro treino da categoria de MotoGP no GP do Qatar, antes das qualificações, enquanto Miguel Oliveira fica fora dos dez primeiros e tem de ir à Q1.
O piloto espanhol da Gresini estabeleceu um novo recorde do circuito com uma volta de 1:51.108 minutos, batendo Jorge Martin (Pramac Racing) por escassos 10 milésimos de segundo. O terceiro mais rápido Fábio Di Giannantonio, com Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) a fazer um bom trabalho, contudo insuficiente para o ‘Falcão’ garantir a passagem direta à Q2.
Foi com bom tempo e 27 graus de temperatura que começou o último treino de MotoGP no circuito de Lusail. Raúl Fernandez, com a Aprilia da Trackhouse foi o priimeiro lider da sessão, sendo prontamente o seu tempo batido pelo ‘foguete’ Jorge Martin com a Ducati da Pramac. Marc Márquez estava em terceiro, sendo então o seu tempo batido por Francesco Bagnaia e Aleix Espargaró, empurando ambos os oito vezes campeão mundial para o quinto lugar.
Decorridos os primeiros quinze minutos da sessão, Miguel Oliveira entrava nos lugares de acesso ao Q2, no décimo lugar. Martin mantinha-se na posição de líder, com uma volta de 1:52.606 minutos, com 8 décimos de vantagem sobre Fernandez, e 52 milésimos sobre Pecco Bagnaia. A 23 minutos do final da última sessão de treinos havia um novo líder: Pedro Acosta estabelecia o registo de 1:52.468 e caia na volta seguinte. Jorge Martin estava em segundo, a 138 milésimos, mas o que ninguém contava era o que vinha a seguir.
A 20 minutos do final da sessão, Miguel Oliveira subia a primeiro com uma volta-canhão de 1:51:998 minutos – sendo assim o primeiro piloto a baixar ao segundo ’51. Com a outra Aprilia da Trackhouse Raúl Fernandez era então segundo, à frente de Fabio Di Giannantonio, Pedro Acosta, Maverick Viñales e Jorge Martin. No entanto, muitos pilotos estavam na box, a preparar as máquinas. Foi esse o caso de Enea Bastianini que no regresso à pista colocou a Ducati de fábrica em primeiro, para logo de seguida ser batido por Martin que levava a moto da Pramac a primeiro, com volta de 1:51:262 (novo recorde do circuito). Marc Márquez subia então a segundo. Com todas estas mudanças, Oliveira descia a P9, mantendo-se assim nos lugares de acesso à Q2.
A 10 minutos do final a grande maioria dos pilotos regressava à box, para prepararem o derradeiro ataque ao tempo, com as contas finais a definirem-se nos últimos três minutos. Aléx Márquez com a Ducati da Gresini foi oprimeiro a destrona Martin do primeiro lugar, ficando o piloto da Pramac no segundo lugar, seguido por Di Giannantonio, Bagnaia, Viñales e Pedro Acosta. Apurados para a Q2 ficavam também Aleix Espargaró (Aprilia), Bastianini (Ducati), Marc Márquez (Gresini) e Brad Binder (KTM) que completavam os dez primeiros no último treino no circuito de Lusail. Raúl Fernandez e Miguel Oliveira, respetivamente P11 e P2, ficavam a um passo de conseguirem a passagem ao Q2.
Foto Red Bull Content Pool
Resultado do Treino de MotoGP, Lusail
1. Alex Márquez (ESP) Gresini Racing MotoGP 1:51.108 segundos
2. Jorge Martín (ESP) Prima Pramac Racing +0,010 seg.
3. Fabio Di Giannantonio (ITA) Pertamina Enduro VR46 +0,109 s
4. Francesco Bagnaia (ITA) Ducati Lenovo Team +0,130 seg.
5. Maverick Viñales (ESP) Aprilia Racing +0,248 seg.
6. Pedro Acosta (ESP) Red Bull GASGAS Tech3 +0,264 seg.
7. Aleix Espargaró (ESP) Aprilia Racing +0,317 seg.
8. Enea Bastianini (ITA) Ducati Lenovo Team +0,346 seg.
9. Marc Márquez (ESP) Gresini Racing MotoGP +0,361 seg.
10. Brad Binder (RSA) Red Bull KTM Factory Racing +0,379 s