MotoGP, Qatar, Q2: Pole-position dominante do ‘Martinator’
Jorge Martín conquistou a primeira pole do ano no MotoGP, no Qatar. O piloto espanhol arrasou o anterior recorde de Lusail com uma volta de 1:50.789 minutos, vencendo o primeiro duelo com Pecco Bagnaia.
As condições foram semelhantes ao treino que decidiu a passagem direta para o Q2, com sol e 27 graus no ambiente e 43 no asfalto. No Q2, no início, ‘Diggia’ assumiu o comando à frente de Bagnaia; Miller e Acosta, depois de Álex Márquez. Raúl Fernández teve que sair com pneus usados nesta primeira ronda. Jorge Martín foi atrás de Aleix e fez um brutal 1:50,7, batendo o recorde não oficial de testes de Bagnaia por dois décimos e um segundo a menos que o recorde oficial de novembro de 2023.
A fasquia foi então colocada muito alta para os restantes. Di Giannantonio ficou em segundo, mas a mais de dois décimos de distância. Quando pararam, Bagnaia era terceiro, Marc Márquez, quarto e Bastianini, quinto na equipa Ducati.
Faltava o ‘round final’ para o derradeiro time-attack. Bagnaia foi o primeiro a sair, o que impediu que alguém o batesse e Marc Márquez ficou à espera que Bastianini entrasse em piista. Pecco vinha muito forte, mas não evitou uma escorregadela no setor final e pisou a linha branca, o que fez com que a sua volta fosse anulada.
Aleix Espargaró com a Aprilia, ficou então perto do primeiro lugar, mas precisava de anular 83 milésimos de diferença para o italiano. Raúl Fernández ia perdendo posições, enquanto as duas KTM’s seguiram o estreante Acosta. Brand Binder subiu na classificação mas caiu na curva 11 e fez com que todas as voltas fossem canceladas. Marc que estava bem posicionado, perdeu tudo na última curva e o melhor que conseguiu foi o sexto lugar, atrás de Bagnaia, apenas quinto.
No final a pole foi para o ‘Martinator’, à frente de Aleix e Bastianini, com Binder em quarto lugar.
Foto Red Bull Content Pool