MotoGP, Qatar, Q1: Zarco e Álex Márquez avançam, Oliveira parte de 17.º
Johann Zarco (Pramac) e Álex Márquez (Gresini) foram os pilotos mais rápidos da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio do Qatar de MotoGP. Dos dois, foi o francês que andou mais rápido, em 1:52.382 minutos, com o espanhol a 55 milésimos.
São assim duas das quatro Ducati que estavam neste segmento a passar à segunda fase, com Marco Bezzecchi a ficar perto, apenas a 67 milésimos do homem da Gresini. Quanto a Zarco, bateu mesmo o recorde do circuito, juntando-se ao seu colega de equipa na fase decisiva da qualificação.
Fabio Quartararo terminou esta sessão no quarto lugar, a 142 milésimos de Zarco, ficando desapontado por não estar na Q2 num fim de semana em que a Yamaha não parece estar tão mal como em outros circuitos. Enea Bastianini, que venceu na semana passada na Malásia, também foi apenas quinto neste segmento, à frente de Jack Miller.
Miguel Oliveira ficou-se pela sétima posição, o que faz com que saia do 17.º lugar para as corridas em Losail. O luso, à semelhança de ontem, não conseguiu aproveitar ao máximo o time attack, fazendo a sua melhor volta em 1:53.099 minutos, a 717 milésimos do tempo de Zarco, não se conseguindo juntar às restantes Aprilia na Q2. No final da sessão, o luso teve um momento em pista com Jack Miller, que levou o australiano a protestar com o português. Franco Morbidelli, Pol Espargaró, Joan Mir, Iker Lecuona e Takaaki Nakagami ocupam os últimos lugares da grelha para as duas corridas do fim de semana.
A Q2 de MotoGP tem início agendado para as 13h05.