MotoGP, Primeiro dia dos testes de Mandalika marcado por sujidade em pista
Foi um primeiro dia de testes em Mandalika que acabou por se concretizar, mas não sem algumas complicações pelo meio. Os pilotos lá acabaram por fazer os seus tempos, mas a chuva que caiu durante a madrugada provocou alguns problemas.
Para além da lama e da sujidade que a chuva trouxe para a pista, a situação foi exacerbada pelas construções que estavam a ser feitas no circuito, que contribuíram para ainda mais sujidade. A ação em pista foi inicialmente suspensa por uma hora e meia, da parte da manhã, com os responsáveis a varrerem e a lavarem a pista, removendo mais de 40 quilos de material, de acordo com o The Race.
A ação retomou ao meio-dia (hora local), mas, com muitos pilotos a recusarem ir para a pista devido a motivos de segurança, houve uma reunião de última hora do comité de segurança. Depois disso, os pilotos foram mesmo para a pista, começando a deixar mais borracha na pista para melhorar a aderência. Nem tudo foi perfeito, com algumas quedas a serem registadas, mas as condições foram melhorando, levando a que Pol Espargaró terminasse com o tempo mais rápido. Chuva ligeira na última meia hora levou a que não fosse possível melhorar os tempos nessa fase.