MotoGP, Previsão da grelha de 2023 para o The Race
A época de 2022 de MotoGP tem a particularidade de a maior parte dos pilotos acabarem contrato no final da mesma, o que significa que a grelha de 2023 é um mistério quase total. O The Race fez o exercício de a tentar prever, com base na informação que existe sobre as intenções dos pilotos e das equipas e de alguma conjetura.
Começando por aquilo que o The Race acha que não muda, a Yamaha manterá Fabio Quartararo e Franco Morbidelli (que é um dos poucos que tem contrato para lá de 2022), a KTM também mantém Brad Binder e Miguel Oliveira, e a Aprilia fica com Aleix Espargaró e Maverick Viñales. Tudo o resto sofre mudanças neste exercício.
A Ducati juntará Jorge Martín a Francesco Bagnaia, ‘descendo’ Jack Miller para a Pramac, para onde também iria Enea Bastianini. A Suzuki mantinha Álex Rins, mas com Arón Canet como colega de equipa, significando que Joan Mir sairia para a Honda, ao lado de Marc Márquez. Na Gresini, Joe Roberts subiria da Moto2 para substituir Bastianini, fazendo equipa com Fabio Di Giannantonio. Raúl Fernández sairia da Tech3 para a RNF (se mantiver esse nome), que contaria também com o campeão de Superbike, Toprak Razgatlioglu. O lugar de Fernández na Tech3 iria para o campeão de Moto3, Pedro Acosta, com Remy Gardner a manter o lugar. Por fim, na LCR, Takaaki Nakagami daria o lugar a Ai Ogura, do Moto2, com a equipa a manter Álex Márquez.
Isto significaria que sairiam do MotoGP Johann Zarco, Pol Espargaró, Andrea Dovizioso, Darryn Binder e Takaaki Nakagami. De um modo esquematizado, estas são as previsões do The Race:
Ducati – Pecco Bagnaia e Jorge Martín
Yamaha – Fabio Quartararo e Franco Morbidelli
Suzuki – Álex Rins e Arón Canet
Honda – Joan Mir e Marc Márquez
KTM – Brad Binder e Miguel Oliveira
Aprilia – Maverick Viñales e Aleix Espargaró
Pramac Ducati – Jack Miller e Enea Bastianini
VR46 Ducati – Luca Marini e Marco Bezzecchi
Gresini Ducati – Fabio Di Giannantonio e Joe Roberts
RNF (?) Yamaha – Raúl Fernández e Toprak Razgatlioglu
LCR Honda – Álex Márquez e Ai Ogura
Tech3 KTM – Remy Gardner e Pedro Acosta