MotoGP, Portugal, Corrida Sprint: Triunfo histórico de Pecco Bagnaia, 7º Oliveira
O atual campeão Pecco Bagnaia venceu o primeiro Sprint à frente de Jorge Martin, também da Ducati, e do piloto da Honda, Marc Márquez. Atribuídos os primeiros pontos do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2023, Fabio Quartararo saiu de mãos a abanar. Miguel Oliveira ficou aquém do esperado, devido a uma inesperada saída de pista perto do final, mas ainda assim terminou no sétimo lugar.
O Autódromo Internacional do Algarve teve a estreia do sprint ao longo de 12 voltas ou 55,1 km na tarde de sábado, depois de Marc Márquez ter garantido a pole position na qualificação após uma passagem pela Q1.
Filme da corrida
Marc Márquez assume a liderança desde a pole, enquanto Bastianini sobe para o segundo lugar, mas Bagnaia contra-ataca e alinha atrás de Márquez. Miguel Oliveira vem no quinto lugar. Joan Mir toca em Quatararo e cai. Quartararo cai para 19º devido ao incidente. O estreante Augusto Fernández também fica de fora.
Bagnaia assume a liderança na 2ª volta. Marini cai na curva 5 e leva Bastianini para a gravilha. O piloto de fábrica da Ducati é levado ao centro médico para um check-up. Bagnaia lidera à frente de Martin e Marc Márquez. Miller e Oliveira lideram o grupo de perseguição. Bezzecchi cai na curva 14.
Na 4ª volta Martin substitui Bagnaia na liderança. Na volta seguinte, do início ao fim e na primeira curva, Marc Márquez perde duas posições para Miller e Oliveira. No entanto, há uma diferença de um segundo para Aleix Espargaró (6º).
Na 6ª volta Jack Miller – com a nova asa traseira da Red Bull-KTM – passa Bagnaia para assumir o segundo lugar. Na volta seguinte o australiano assume a liderança. Por outro lado, Martin esquiva-se do ataque de Bagnaia enquanto Miguel Oliveira espreita atrás de Bagnaia e Márquez. Na 8ª volta Martin contra-ataca na largada e volta para o primeiro lugar, Quartararo está na décima posição fora dos pontos.
À 10ª volta Viñales (7º) ataca o companheiro de equipa mas não consegue ultrapassá-lo e uma volta depois Miguel Oliveira passa por Miller na curva 1, abrindo uma brecha que Marquez aproveita – ficando o português em terceiro, um segundo atrás de Martin e Bagnaia.
Na derradeira volta Martin comete um pequeno erro na curva 5, a porta está aberta para Bagnaia. O campeão mundial passa e vence. Na luta pelo 3.º lugar, Marc Márquez leva a melhor, Oliveira tem uma breve saída de pista descendo de P3 para o 7.º lugar. Final infeliz do piloto de Almada, que ainda assim somou os primeiros pontos para o Campeonato do Mundo.
CORRIDA SPRINT, MOTOGP – PORTIMÃO
1. Bagnaia, Ducati, 12 voltas em 19:52.862 min
2. Martin, Ducati, +0.307 seg
3. Marc Márquez, Honda, +1.517
4. Miller, KTM, +1.603
5. Viñales, Aprilia, +1.854
6. Aleix Espargaró, Aprilia, +2.106
7 Oliveira, Aprilia, +2.940
8 Zarco, Ducati, +5.595
9 Alex Márquez, Ducati, +5.711
10 Quartararo, Yamaha, +5.924
11 Raúl Fernández, Aprilia, +8.160
12 Brad Binder, KTM, + 8.384
13 Rins, Honda, +11.288
14, Morbidelli, Yamaha, +17.138
15 Nakagami, Honda, +18.128
16 Di Giannantonio, Ducati,
Foi mesmo pena aquela travagem falhada.
Talvez ainda sejam os problemas de “juventude” na relação com a mota. Notava-se que havia sítios onde estava inseguro.
Mostrar potencial na sprint surpreende-me.
Penso que o nosso MO88 será mais forte nas corridas normais, pois o fator de desgaste de pneus, físico e combustível têm um impacto MT maior. Ele sempre foi excelente na gestão de corrida. Se conseguir começar forte, de certeza que acaba bem.
Quanto aos restantes tudo normal com a maioria das Ducati na frente. A única “vantagem” é que como são mais, a probabilidade de caírem também é maior. (lógica da batata eu sei..😁) vamos ver, Parece que houve gente a esconder o jogo.
Abraço