MotoGP, Portugal, Antevisão: Espetáculo das duas rodas regressa a Portimão
Depois da primeira ronda do campeonato, no Qatar, o MotoGP teve direito a um fim de semana de descanso, regressando à ação no próximo fim de semana, no nosso país, com o Autódromo Internacional do Algarve a ser o palco da segunda ronda.
No Qatar, Jorge Martín foi o primeiro a mostrar ao que vinha, com a pole position e a vitória no sprint, mas, no domingo, foi Francesco Bagnaia a fazer uma corrida praticamente perfeita para conquistar a vitória. Assim sendo, é o campeão que chega a Portimão na liderança da tabela, mas não é Martín que está atrás dele. Brad Binder é o segundo classificado do campeonato depois de ter sido segundo colocado nas duas corridas do Qatar, tendo já batido Martín e Bagnaia em pista anteriormente, faltando ver o que é que o sul-africano consegue fazer em Portimão.
De resto, Enea Bastianini teve um fim de semana sólido no Qatar, mas pretenderá dar mais um passo em frente, tal como Álex Márquez e Fabio Di Giannantonio. Do outro lado da box da VR46, Marco Bezzecchi teve uma prestação bastante abaixo do esperado na primeira ronda, com Franco Morbidelli a continuar a partir de trás depois de falhar a pré-época. Depois há Marc Márquez, que esteve bem no Qatar, embora sem conquistar nenhum pódio. Márquez ainda não venceu em Portimão, mas conquistou a pole no ano passado com a Honda, e a Ducati dá-lhe boas possibilidades de ir mais longe. Também há curiosidade para ver o que é que Pedro Acosta consegue fazer, depois de ter impressionado no Qatar, com Augusto Fernández a tentar fazer melhor, tal como Jack Miller.
Na Aprilia, também há esperanças de poder fazer melhor do que em Losail, com Miguel Oliveira a correr em casa, num circuito em que já venceu, e onde estava a ter uma boa prestação no ano passado antes do acidente com Marc Márquez. O azar de Oliveira nessa prova foi a sorte de Maverick Viñales, que terminou no pódio. Raúl Fernández teve uma corrida azarada no domingo no Qatar, enquanto Aleix Espargaró impressionou no sprint, mas ficou desiludido com o ritmo na corrida.
Fabio Quartararo também já venceu em Portugal, tendo saído do Qatar com um 11.º lugar e os respetivos cinco pontos. Quartararo e o colega de equipa Álex Rins procuram usar todas as provas para reduzirem a distância para Ducati, KTM e Aprilia, tal como os pilotos da Honda. Johann Zarco foi o melhor da Honda em Losail, em 12.º, logo à frente de Joan Mir, com o francês a qualificar-se meio segundo à frente das outras Honda. Takaaki Nakagami e Luca Marini tiveram fins de semana mais difíceis e vão querer mostrar outra imagem em Portimão.