MotoGP: Porque a Honda precisa de Joan Mir?
Tudo aponta para que a Honda vá rescindir o contrato com Pol Espargaró no final da presente temporada. Mas, o chefe de equipa da Repsol Honda, Alberto Puig, não pode cometer outro erro na escolha de um piloto para sentar ao lado de Marc Marquez em 2023.
Cometeu o primeiro erro quando não quis manter Dani Pedrosa como piloto de testes na Honda porque “o seu tamanho não é o ideal para desenvolver uma moto”. No entanto, a KTM já usou o seu trabalho intensamente para conseguir algumas vitórias. Errou quando teve a possibilidade de contratar Mir ou Jorge Martin, deixando ambos escorregar como manteiga por entre os dedos.
Depois disso escolheu Alex Marquez para 2020, considerou-o como “a melhor opção” mas antes do início da temporada, já procurava Pol Espargaró como substituto, considerando que o seu estilo de pilotagem era muito semelhante ao de Marc… mas afinal, todos dizem que o MM #93 controla a moto com a roda dianteira e Pol com a roda traseira. Errou por fim quando permitiu que Marc voltasse a correr logo após a cirurgia.
Finalmentee depois de tantas decisões erradas, a próxima escolha deve ser a certa. É aqui que entra Joan Mir. Ao lado de Marc Marquez e Fabio Quartararo, é o único Campeão do Mundo de MotoGP no atual pelotão. Mir conquistou o título com a Suzuki, algo que é muito raro. Por outro lado, aos 25 anos, tem um futuro longo e promissor pela frente e com uma larga margem para evolução. Mir tem ainda a experiência de ter lutado por títulos antes. 2017 na classe Moto3 e 2020 na categoria rainha… dir-se-ia que sabe lidar com a pressão.
Além disso, Mir comete pouquíssimos erros, é um dos pilotos mais consistente e nos treinos trabalha muito bem a preprarar a corrida. Em termos de pilotagem, Mir é muito forte nas travagens. O seu estilo difere do de Marc Marquez, mas quando se trata de puxar dos travões e inclinar a moto em curva, os dois andam de maneira muito semelhante. Pela primeira vez, Marc teria alguém ao seu lado com uma pilotagem muito parecida. Mir é um piloto que oferece garantias, e a Honda precisa disso… urgentemente!