MotoGP, Pódios para todos os construtores e 11 pilotos no pódio

Por a 25 Maio 2023 17:00

Numa altura em que já estão cumpridos cinco Grandes Prémios, com o sexto a chegar apenas no segundo fim de semana de junho, o MotoGP reuniu as estatísticas mais relevantes das primeiras provas da temporada.

Com cinco corridas realizadas, já todos os construtores estiveram no pódio de um Grande Prémio este ano. A Ducati e a Honda já ganharam corridas principais, enquanto a KTM esteve perto, com Brad Binder a dois décimos da vitória em Jerez. A fábrica austríaca também conseguiu as suas primeiras vitórias em sprints: duas delas, novamente com Binder.

Em relação às corridas sprint, temos três vencedores diferentes em cinco provas. Francesco Bagnaia e Brad Binder venceram duas cada um, com Jorge Martín a triunfar no mais recente, em Le Mans.

Para já, 11 pilotos (50% da grelha) estiveram no pódio de um Grande Prémio, igualando o registo das cinco primeiras provas de 2020. Os pilotos que estiveram no pódio de domingo, mas não do da corrida sprint, são Johann Zarco, Fabio Quartararo, Maverick Viñales e Álex Márquez. O único piloto que esteve no pódio ao sábado e não ao domingo foi Marc Márquez, embora tenha estado perto da última vez.

Houve três vitórias para equipas independentes até agora em 2023 (duas para Marco Bezzecchi e uma para Álex Rins), com o único ano a igualar esse registo após cinco corridas a ser 2020. Antes de 2023, tinha havido apenas dois eventos na era de MotoGP onde as equipas independentes ocupavam os três lugares de pódio: Qatar 2004 e Portugal 2020. Esta época, já aconteceu duas vezes (Argentina, com Bezzecchi, Zarco e Álex Márquez, e França, com Bezzecchi, Martín e Zarco).

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x