MotoGP, Pit Beirer: “O alvo é lutar pelo campeonato e acho que estamos prontos”

Por a 14 Fevereiro 2024 17:00

Pit Beirer é o rosto da ambição da KTM para a temporada de 2024 de MotoGP, com o diretor de desportos motorizados da marca austríaca, em entrevista aos meios de comunicação da equipa, a apontar para objetivos altos.

“Foi um novo formato para toda a gente e todos estavam nervosos, mas foi uma coisa boa adicionada ao nosso desporto, vimos boas corridas no sábado. É uma grande pressão no paddock, duas corridas por fim de semana, mas acho que correu muito bem, vimos boas corridas e eu gosto. O fim de semana vai crescendo, ainda podes fazer ajustes para domingo, é um bom calendário para o fim de semana. É exigente do ponto de vista logístico, mas gostamos de corridas, se nos derem mais uma, nós desfrutamos. As corridas são os que nos motivam a dar o nosso melhor, é o que os pilotos gostam. O calendário deste ano tem uma boa mistura de rondas europeias e extraeuropeias. É uma preparação longa, tivemos de construir infraestruturas, contratar as pessoas certas e trazer mais conhecimento. Tentamos atalhar sempre que possível, mas há coisas que precisam de tempo, temos engenheiros fantásticos, mas tiveram de aprender algumas coisas. Mas o pacote agora está completo, temos as pessoas certas nos sítios certos. Tivemos vitórias no MotoGP e atingimos muito, fomos quartos no campeonato de pilotos no ano passado, segundos no de construtores. Muita coisa foi atingida, o nosso alvo é lutar pelo campeonato e acho que estamos prontos para o fazer em 2024. Trabalhamos com o Brad há muito tempo, é algo muito especial, tornou-se um grande amigo ao longo dos anos e o maior elogio de um piloto é renovar quando podia ir para outro sítio. Ele teve opções nestes dez anos para fazer outra coisa, mas quis ficar na família. Houve momentos no projeto em que a moto não estava boa, mas ele puxou, lembro-me dos sábados difíceis que tivemos, mas ele recuperou na corrida. A sua força para trazer pontos no domingo é incrível e é o espírito dele. Ele trabalhou muito para nós e merece as recompensas. O Brad está connosco nos bons e maus momentos, há algo bom que podemos fazer juntos. O Jack trouxe ideias diferentes e tornou-nos melhores. Aprendemos muito com eles nas primeiras semanas, ele afinou a moto de forma diferente e o Brad pôde beneficiar disso e foi um verão longo em que o Jack não pôde beneficiar. Saltar de uma moto para outra foi fácil, mas tivemos um verão difícil, mas nunca parámos de acreditar e ele recuperou, a aprendizagem torna-nos mais fortes. Houve momentos como no Sachsenring, em que era altura de meter slicks e o Jack foi ter com o Brad e gritou que era altura de meter slicks. Esse espírito também torna a equipa mais forte”, disse.

“As regras são as mesmas para todos, não estava a favor de mudar as concessões, mas é com estas regras que vamos lutar pelo campeonato. Não queremos as concessões de volta para nós, queremos manter o nosso plano. Se olharmos para os números, o orçamento que é preciso para construir uma moto de MotoGP aumentou bastante ao longo dos anos, também o esforço que precisas para ser competitivo. Temos de nos tornar melhores a cada dia, às vezes os tempos melhoram um segundo por volta. Não sabes onde vais encontrar o próximo passo, mas tens de o encontrar, tens de puxar ao máximo. Temos de ter cuidado para não ir demasiado longe, às vezes preferia ter um pouco menos de tecnologia para garantir que as ferramentas ficam com os pilotos, o nosso desporto ficou famoso porque não há uma grande estratégia, há uma moto, um piloto, 22 litros de combustível e eles dão tudo, atacam ao máximo. É isso que torna o nosso desporto tão atraente e temos de manter assim. Há alguns anos, éramos uma companhia de off-road e foi difícil dar o passo para road racing, tivemos de o fazer num curto espaço de tempo. Temos muitos pilotos nas várias classes, fico feliz pelo número de pilotos que querem estar numa KTM. Sinto que estamos em casa se chegarmos a um circuito de road race. Trabalhar na KTM é como estar numa montanha-russa, o que aprendi nas corridas posso aplicar neste trabalho. Puxar a cada dia, fazer um pouco melhor do que no dia anterior, é semelhante a ser um piloto. Estamos sempre a pensar em como melhorar, o espírito é o mesmo com os meus colegas. A equipa está preparada e tudo está num nível melhor, sinto que 2024 pode ser o nosso ano. O Brad está a melhorar a cada dia, o Jack tornou-nos melhores, estão os dois prontos”, referiu.

author avatar
Bernardo Figueiredo
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x