Pedro Acosta foi criticado em Espanha por uma piada sobre Márquez e esclareceu, acrescentando: “Mais do que vencê-lo, eu gostaria de poder perder para o Marc”.
Acosta certamente está entre os pilotos mais insatisfeitos com este início de campeonato de MotoGP de 2025. O seus resultados não corresponderam às expectativas: apenas 24 pontos conquistados em quatro Grandes Prémios disputados. A sua melhor posição nas corridas longas foi o oitavo lugar (Argentina e Catar), enquanto na corrida Sprint conseguiu um máximo de sétimo lugar (Austin). Embora ciente da superioridade da Ducati, aspirava a algo muito melhor com a sua KTM RC16.
Entre as declarações que causaram um pouco de discussão nas últimas semanas está também a que Acosta fez quando no programa La Revuelta, de David Broncano, lhe perguntaram sobre Marc Márquez e ele respondeu “Quem?” . Uma resposta dada num contexto irónico, mas que atraiu muitas críticas em Espanha.

Entrevistado por Nico Abad no seu canal do YouTube, o piloto da KTM teve a oportunidade de esclarecer: “Fui muito mal interpretado. É preciso entender que era um programa de humor, não uma entrevista séria. É preciso entender quando é algo sério e quando não é. A coisa foi mal interpretada .”
“Mais do que querer vencer o Marc, quero poder perder para ele. Quando se está a lutar com alguém assim, já é um grande passo.”
Veremos se haverá uma melhoria de Acosta e da KTM em relação ao Grande Prémio de Espanha do próximo fim de semana. A propósito, também haverá um teste em Jerez na segunda-feira seguinte à corrida. Será um evento muito importante para tentar melhorar a RC16. Terá a empresa de Mattighofen alguma atualização técnica específica ou caberá às equipas encontrar soluções com o material que têm hoje?