Depois da experiência na montanha-russa de Portimão, o paddock de MotoGP encaminhou-se para a Andaluzia para a sexta ronda do campeonato. O Grande Prémio de Espanha seria o primeiro em dois com público nas bancadas, devido à covid-19. E foi um dia especial para Francesco Bagnaia (Ducati), com o italiano a conseguir a primeira vitória do ano.
Foi a primeira oportunidade que tivemos de ver os dois principais candidatos ao título de 2021 em luta direta pela vitória, com Fabio Quartararo (Yamaha) a perseguir Bagnaia. Apesar da pressão do campeão, o piloto da Ducati aguentou-se firme.
Aleix Espargaró (Aprilia) continuou a boa forma e foi terceiro, alcançando o terceiro pódio da época e o segundo consecutivo. O destaque da sua corrida aconteceu numa dupla ultrapassagem a Jack Miller (Ducati) e Marc Márquez (Honda) na última curva, enquanto o espanhol da Honda, que no início do fim de semana estava reunido com Dani Pedrosa, também evitou uma queda com uma defesa milagrosa na curva Jorge Lorenzo.
E por falar em Lorenzo, o cinco vezes campeão do mundo teve a possibilidade de entrar no Hall of Fame do MotoGP, sendo considerado oficialmente uma lenda do desporto.