MotoGP, Pecco Bagnaia com vantagem confortável antes da pausa de verão
Francesco Bagnaia foi o maior vencedor do fim de semana do Grande Prémio dos Países Baixos, com o líder do campeonato a aumentar a sua vantagem na frente antes de uma pausa de cinco semanas.
O italiano foi segundo classificado na corrida sprint e venceu a prova de domingo para sair de Assen com 34 pontos. Marco Bezzecchi parecia ser o principal rival de Pecco, depois dos treinos e da qualificação, com o piloto da VR46 a vencer o sprint, mas a ficar-se pelo segundo lugar na corrida. Contas feitas, Bezzecchi mantém-se no terceiro lugar do campeonato, mas agora a apenas um ponto de Jorge Martín.
Martín começava as duas corridas da quarta linha da grelha, com Bezzecchi e Bagnaia em primeiro e segundo, o que lhe dificultava a tarefa. O espanhol foi sexto no sprint e quinto na corrida, somando um total de 15 pontos no fim de semana. Com Bezzecchi a apenas um ponto, Martín vê Bagnaia ficar a 35 pontos de distância.
Brad Binder, por seu lado, perdeu dois pódios em dias consecutivos por exceder limites de pista, mas o quinto lugar na corrida sprint e o quarto posto na corrida de domingo fazem com que o sul-africano suba do quinto ao quarto lugar do campeonato. Johann Zarco foi o piloto que caiu ao quinto posto, depois de um fim de semana em que não conseguiu pontuar. O francês foi apenas 13.º classificado na corrida sprint e caiu na corrida principal.
Luca Marini e Jack Miller mantêm o sexto e sétimo lugar, respetivamente, com Aleix Espargaró a subir de nono para oitavo. O espanhol teve um fim de semana sólido, com um quarto lugar no sprint e um terceiro posto na corrida, ultrapassando Fabio Quartararo, que, apesar de ter sido terceiro no sprint, caiu na corrida principal. Já Álex Márquez subiu ao top-10, com Maverick Viñales a cair para 12.º, atrás de Franco Morbidelli.