MotoGP, Pecco Baganaia: “Vi muitas lágrimas de alegria e chorei também”
Francesco Bagnaia foi nono em Valência para concretizar o sonho dele e da Ducati de conquistar o título de MotoGP. Na hora do triunfo, o campeão mundial também pensou em Rossi.
O italiano ainda estava um pouco incrédulo na conferência de imprensa.
“Vencer com a pior corrida do ano parece estranho. Mas estou muito muito feliz. A partir do momento em que cruzei a linha de chegada e vi a placa das boxes que dizia Campeão do Mundo tudo ficou mais leve e bonito, foi simplesmente incrível. As minhas emoções estão altíssimas neste momento”, disse entusiasmado o italiano de 25 anos.
Voltámos à afinação básica de manhã, senti-me muito bem com a moto e tudo funcionou na perfeição. Isso ajudou-me a passar o dia melhor – mesmo que a corrida não tenha sido fácil. Mas eu sabia que poderia fazê-lo.
A corrida não foi fácil porque perdi um winglet na luta com o Fabio e a partir desse momento tudo foi um pesadelo. Volta após volta tentei tomar uma linha defensiva, mas foi muito, muito difícil. Demorou muito para terminar a corrida”, admitiu Pecco.
“Estou muito orgulhoso da minha equipa, de mim e do que conseguimos. É incrível. Vi muitas lágrimas de alegria – e chorei também. Foi fantástico. É uma grande vitória. Senti o peso nos ombros para devolver este título à minha equipa, à Ducati e a Itália. Não foi fácil, mas depois falei com o Vale.
Ele disse-me ontem: ‘Tens que te orgulhar de ter esta oportunidade. Nem todos podem sentir isso. Mesmo que sintas a pressão e o medo, deves orgulhar-te de estar nessa situação.Tentei isso – e não funcionou hoje”, acrescentou Bagnaia com um sorriso. Mas estou muito feliz por termos um mentor e um líder tão grande como o Rossi.
Temos que estar muito felizes e orgulhosos do trabalho incrível que fizemos. Depois da Alemanha, ficamos a 91 pontos do topo, mas encontramos a motivação certa para voltar e conquistar o título em Valência. Juntos mostramos que estamos muito forte e aguentamos até situações complicadas.
Também quero parabenizar o Fabio, que tem sido um adversário incrível ao longo da temporada. Vencer na frente de um piloto que você respeita, como eu respeito o Fabio, dá ainda mais valor a este título.”