MotoGP, Países Baixos, Corrida: Primeira vitória no Sprint de Marco Bezzecchi

Por a 24 Junho 2023 15:04

Marco Bezzecchi (Mooney VR46) e Pecco Bagnaia (Ducati) voltaram a ter um enorme duelo pelo triunfo em Assen. Fabio Quartararo (Yamaha) levou finalmente a Yamaha a um prestigiante terceiro lugar, depois de ser atribuida uma penalização de ‘Volta Longa’ a Brad Binder (KTM) perto do final porque o sul-africano desrespeitou repetidamente os limites de pista.

Bezzecchi foi hoje o vencedor da corrida sprint do GP dos Países Baixos de MotoGP. O italiano completou a corrida curta do MotoGP 1.2 segundos à frente do campeão do mundo Francesco Bagnaia, com Brad Binder a perder no final a terceira posição para Fabio Quartararo. Aleix Espargaró colocou no quarto lugar a moto de fábrica da Aprilia. Binder foi quinto no final depois de cumprir a Lon´g Lap, terminando na frente de Martin, sexto, Viñales, Bastianini e do espanhol da Gresini Alex Márquez que completou o top 10. Marc Márquez terminou em 17º e o português Miguel Oliveira concluiu o sprint num distante 19º lugar, distante dos lugares pontuáveis.

Filme da corrida

 Dupla vitória para a Ducati, drama para a KTM

O terceiro classificado do campeonato Marco Bezzecchi (Mooney VR46) qualificou-se para a pole position em Assen, os colegas de marca da Ducati Pecco Bagnaia e Luca Marini completaram a primeira linha. Na segunda fila da grelha viu-se uma colorida mistura de marcas com Fabio Quartararo (Yamaha), Brad Binder (KTM) e Aleix Espargaró (Aprilia). Miguel Oliveira partia do 11º lugar, na quarta linha. A melhor Honda na grelha ocupava o 14º lugar e não tinha no assento o protagonistas do costume Marc Marquez, mas sim o japonês Nakagami

Para a curta corrida de 13 voltas e 59 km antevia-se um novo duelo entre os pilotos da Ducati, com Fabio Quartararo a ser a maior ameaça para as motos de Borgo Panigale.  Na 1ª volta Bagnaia lidera à frente de Binder, Bezzecchi, Quartararo, Luca Marini, Jorge Martin, Johann Zarco, Aleix Espargaró, Maverick Viñales e Jack Miller. Marc Márquez é 14º, Stefan Bradl 18º e Jonas Folger 23.

Na 4ª volta Bezzecchi surpreende Bagnaia e assume a liderança, seguido por Binder e Quartararo. Atrás do francês há uma diferença de 0,8 segundos para o quinto Jorge Martin. Uma volta depois dá-se a queda de Fabio Di Giannantonio e Jorge Martin alcança o quarteto da frente. Na 6ª volta Bezzecchi começa a afastar-se e fica 0,7 segundos à frente de Bagnaia, seguido por Binder, Quartararo, Martin e Aleix Espargaró. Marc Márquez é 16º. Duas voltas depois Bezzecchi está 0,8s à frente de Bagnaia e 1,7s à frente do terceiro classificado. Quartararo, Aleix Espargaró e Martin aproximam-se de do sul-africano Binder.

Na 10ª volta os 9 primeiros que somam pontos na corrida sprint são Bezzecchi, Bagnaia, Binder, Quartararo, Aleix Espargaró, Martin, Viñales , Marini e Bastianini. Atrás dos dois primeiros, Bezzecchi e Bagnaia, Binder, Quartararo e Aleix Espargaró lutam pelo terceiro lugar. Quando a Jorge Martin, o vencedor do Sachsenring já não consegue acompanhar os primeiros.

Quando se entra na 13ª e última volta, Bezzecchi parte sem problemas para um triunfo dominante na frente de Bagnaia. Binder cruza a linha de chegada em terceiro, mas recebe uma penalidade de volta longa na última volta por sair repetidamente da pista. Por não conseguir cumprir a penalidade, três segundos são somados ao seu tempo, caindo para o quinto lugar final. A estrela da Yamaha Quartararo herda assim o terceiro lugar. Marc Márquez completa a corrida fora dos lugares pontuáveis (17º), tal como Miguel Oliveira (19º). Ao português, resta uma leve esperança de aproveitar o seu P11 na grelha de partida para uma performance melhor na corrida principal do GP de Assen.

Campeonato após 15 de 40 corridas:

1º Francesco Bagnaia (Ducati), 169 pontos; 2º Jorge Martin (Ducati) 148; 3º Marco Bezzecchi (Ducati), 138; 4º Johann Zarco (Ducati), 109; 5º Brad Binder (KTM) 101, 6º Luca Marini (Ducati), 89; 7º Jack Miller (KTM), 79; 8º Fabio Quartararo (Yamaha), 64; 9º Aleix Espargaró (Aprilia), 61; 10º Maverick Viñales (Aprilia), 56 (…) 16º Miguel Oliveira (RNF Aprilia, 27 pts.

author avatar
Ricardo Ferreira
1 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x