MotoGP, Países Baixos, Corrida de pesadelo para Quartararo e de recuperação para Espargaró
Os dois primeiros classificados do campeonato do mundo de MotoGP, Fabio Quartararo e Aleix Espargaró, acabaram por ter corridas distintas, embora tenham partido de posições próximas na grelha. Se o campeão do mundo teve uma corrida para esquecer, o espanhol ia pelo mesmo caminho, mas conseguiu uma grande recuperação.
Francesco Bagnaia, que tinha a pole position, arrancou bem e manteve a liderança, mas Espargaró, que partia de quarto, conseguiu subir a segundo e passar para a frente de Quartararo. E tudo começou na volta seis. O francês acabou por cometer um erro na tentativa de ultrapassagem, caindo e levando consigo o espanhol até à gravilha, se bem que Espargaró conseguiu ficar de pé, embora perdendo posições. O líder do campeonato, que perdeu ainda mais, também regressou à prova, embora sem asas na sua Yamaha. E aí ditaram-se as diferenças entre as provas dos dois pilotos.
Quartararo caiu uma segunda vez, de forma bem mais aparatosa, na volta 14, terminando aí definitivamente a sua corrida. Nessa altura, o piloto da Aprilia já estava a recuperar posições, depois de ter caído para 15.º aquando do incidente com Quartararo. E o espanhol mostrou um ritmo incrível, culminando com uma dupla ultrapassagem na última volta, que lhe valeu o quarto lugar. As ‘vítimas’ foram Jack Miller e Brad Binder, que estavam eles próprios a discutir a quarta posição.
Numa corrida em que a Aprilia foi coletivamente forte (Maverick Viñales foi ao pódio, acabando em terceiro), quem sabe se Aleix Espargaró não seria um sério candidato à vitória se não tivesse tido o percalço com o líder do campeonato.