MotoGP, Os registos que Marc Márquez pode atingir em 2024

Por a 16 Janeiro 2024 11:30

É já no próximo sábado que decorre a apresentação da moto de 2024 da Gresini, equipa que vai integrar Marc Márquez nas suas fileiras. Este é um ano em que o espanhol pode bater alguns recordes e alcançar algumas marcas, sobretudo se conseguir sagrar-se campeão no final da época.

Em primeiro lugar, embora diga o contrário para já, Márquez terá os olhos postos no título de 2024. Caso o consiga, junta-se a um lote de pilotos que conseguiu vencer o título com dois construtores diferentes: Geoff Duke (Norton e Gilera), Giacomo Agostini (MV Agusta e Yamaha), Eddie Lawson (Yamaha e Honda), Valentino Rossi (Honda e Yamaha) e Casey Stoner (Ducati e Honda).

Márquez pode também ser o primeiro campeão do mundo de uma equipa independente na era MotoGP. Jorge Martín e Marco Bezzecchi tentaram no ano passado, mas não conseguiram, sendo que os pilotos que já o fizeram alcançaram-no antes da era MotoGP (Kenny Roberts em 1978, Marco Lucchinelli em 1981, Franco Uncini em 1982, Eddie Lawson em 1989 e Valentino Rossi em 2001).

Por falar em Rossi, o Doutor foi um dos pilotos capazes de voltar a ser campeão depois de várias épocas sem o título (foi campeão em 2008 depois de o ter sido anteriormente em 2005). Jorge Lorenzo também teve de esperar três anos, entre 2012 e 2015. Casey Stoner esperou quatro anos entre o seu título com a Ducati (2007) e a conquista com a Honda (2011). Já Marc Márquez foi campeão pela última vez em 2019, sendo que, se vencer o título este ano, recuperaria a glória cinco anos depois.

O nono título de Márquez permitir-lhe-ia igualar Rossi, mas também nomes como Mike Hailwood e Carlo Ubbiali. Márquez já ganhou em 20 circuitos diferentes, podendo igualar ou ultrapassar Stoner (21 circuitos), Rossi (23) ou Doohan (24). O espanhol ainda não venceu em Portimão, Red Bull Ring, Indonésia, Índia e Cazaquistão).

E o potencial para recordes não termina aqui, dependendo do número de vitórias e pódios. Márquez precisa de mais cinco vitórias para igualar Angel Nieto em todas as classes (90 triunfos) e nove para igualar Giacomo Agostini na classe principal (68). No que toca a pódios, mais 11 serão suficientes para igualar a marca de Dani Pedrosa na classe principal (112), enquanto 12 pódios permitem-lhe igualar Jorge Lorenzo em todas as classes (152).

author avatar
Bernardo Figueiredo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x