MotoGP, Os melhores pilotos da Suzuki na era MotoGP
Numa altura em que o futuro da Suzuki é tão incerto, com várias notícias que dão conta do abandono da equipa no final da temporada, o The Race pegou nos 17 pilotos que representaram a marca nipónica na era MotoGP e ordenou-os do pior para o melhor. E no top-3, surgem os dois atuais pilotos da equipa.
Joan Mir é mesmo o líder desta hierarquia para o The Race, que destaca o título de 2020 (o primeiro da equipa desde 2000, com Kenny Roberts). Apesar de ser um título de certa forma desvalorizado por alguns (por ser numa época com menos corridas devido à covid-19 e por ter tido apenas uma vitória durante toda a época), Mir “sabia quando arriscar e quando jogar pelo seguro”. Com o abandono da Suzuki, fica a expetativa para ver se Mir sai para uma equipa cuja moto se adeque mais ao seu estilo.
No segundo lugar, Álex Rins, que fez a sua estreia vindo do Moto2 em 2017. Na altura, foi escolhido à frente do campeão de Moto2 dessa altura, Johann Zarco, mas foi uma decisão que Rins fez por merecer, com três vitórias e 15 pódios até à data. Com algumas dificuldades em ser consistente, acaba por ser numa das suas melhores fases que Rins terá de procurar desenvolver as suas capacidades noutra equipa.
O terceiro lugar deste ranking pertence ao australiano Chris Vermeulen. A Suzuki escolheu Vermeulen em 2006, depois de o piloto ter sido vice-campeão de Superbikes. Vermeulen ficou com a equipa durante quatro anos e conseguiu sete pódios, incluindo um na sua época de estreia. Em 2007, o australiano deu à equipa uma vitória em Le Mans, à chuva. Foi a única vitória da equipa na era MotoGP até à chegada de Maverick Viñales em 2016.
Ranking de melhores pilotos da Suzuki (para o The Race):
- Joan Mir
- Álex Rins
- Chris Vermeulen
- Maverick Viñales
- Sylvain Guintoli
- Ben Spies
- Aleix Espargaró
- John Hopkins
- Akira Ryo
- Andrea Iannone
- Loris Capirossi
- Kenny Roberts Jr
- Alvaro Bautista
- Takuya Tsuda
- Randy de Puniet
- Kousuke Akiyoshi
- Sete Gibernau