O MotoGP parte este fim de semana para a sua penúltima prova da temporada, e, depois de ter recuperado de uma desvantagem de 91 pontos, Francesco Bagnaia tem agora 14 de vantagem sobre Fabio Quartararo, podendo já sagrar-se campeão este fim de semana. Contudo, para tal acontecer em Sepang, tem de acontecer uma combinação de fatores que seja favorável ao italiano.
Para ser campeão na Malásia, Bagnaia pode obter vários resultados, sendo que, se vencer, terá apenas de esperar que Quartararo não termine no pódio para celebrar logo. Se Pecco terminar em segundo, será campeão se Quartararo não for melhor do que sétimo e se Aleix Espargaró não vencer a corrida. Se o piloto da Ducati for terceiro, terá de esperar que o seu rival da Yamaha não seja melhor do que 11.º e que Espargaró não termine no pódio.
Bagnaia também pode ser campeão terminando em quarto ou quinto. No primeiro cenário, terá de esperar que Quartararo não faça melhor do que o 14.º lugar e que Espargaró não termine no pódio. Caso seja quinto, Bagnaia só será campeão se El Diablo não pontuar e se o piloto da Aprilia não terminar entre os três primeiros.
Também no Moto2 pode haver campeão já este fim de semana, com Ai Ogura a ter apenas um cenário para festejar já no domingo. O piloto japonês só será campeão a uma prova do final se vencer a corrida e se Augusto Fernández não terminar acima de 13.º.