Miguel Oliveira tinha tido um primeiro dia difícil na Austrália, com algumas dificuldades com a moto que não foram resolvidas hoje. O português qualificou-se mal, embora tenha conseguido recuperar até aos pontos na corrida principal, terminando na 13.ª posição.
Oliveira começou o dia na segunda sessão de treinos livres, na qual esperava poder apresentar melhorias em relação ao dia anterior. Infelizmente para o luso, as melhorias não foram significativas, com o piloto da RNF a continuar mais ou menos onde estava, novamente em antepenúltimo (19.º, neste caso), apenas à frente de Morbidelli e Nakagami. Nesta sessão em concreto, o português fez a sua melhor volta em 1:30.494 minutos, ficando a 1.195 segundos do mais rápido, Jorge Martín.
Chegado à Q1, perspetivava-se que Oliveira tivesse vida difícil para passar à Q2 e assim foi. Miguel Oliveira terminou a Q1 apenas no nono lugar, o que faz com que saia para a corrida (falta saber se vai haver sprint ou não) no 19.º lugar. O Falcão fez a sua melhor volta em 1:29.182 minutos, ficando a 1.022 segundos de Francesco Bagnaia.
No arranque, Oliveira subiu momentaneamente a 18.º, ultrapassando Fabio Quartararo, mas perdeu logo a seguir para Franco Morbidelli, voltando a 19.º. Na quarta volta, Miguel Oliveira passou Morbidelli e subiu a 18.º. Cinco voltas depois, o luso subiu para 17.º depois da queda de Joan Mir, ganhando outra posição na volta seguinte pela queda de Augusto Fernández. O português subiu depois para os lugares pontuáveis, ultrapassando Pol Espargaró e Raúl Fernández em poucas voltas. Até ao final, Oliveira ainda subiu até ao 13.º lugar, ultrapassando Marc Márquez.