Miguel Oliveira voltou a falhar a entrada direta na Q2, desta vez no Grande Prémio de Espanha. Depois de uma primeira sessão de treinos livres em que esteve sempre com os mesmos pneus, o luso caiu durante o treino da tarde e não foi além do 19.º tempo.
Na primeira sessão de treinos livres, Miguel Oliveira terminou no 15.º lugar, optando por rodar sempre com os mesmos pneus, sem procurar um ataque a voltas mais rápidas. O luso fez a sua melhor volta em 1:38.049 minutos, terminando a 1.419 segundos do mais rápido da sessão, Álex Márquez, que fez a sua melhor volta perto do final com pneus macios novos à frente e atrás.
Na segunda sessão do dia, decisiva para apurar quem seguia diretamente para a Q2, o luso voltou a não conseguir fazê-lo, terminando no 19.º lugar. Numa sessão com muitas quedas, Oliveira teve também a sua primeira da época, na curva 13 (mesma curva onde tinha caído Raúl Fernández alguns minutos antes), a pouco mais de 20 minutos do fim, quando estava numa volta rápida. No momento decisivo, Oliveira fez a sua melhor volta em 1:37.342 minutos, terminando a 1.317 segundos de Francesco Bagnaia.