A temporada de MotoGP de 2025 começa difícil para Pecco Bagnaia. Na Argentina e no Texas, Marc Márquez ainda pode fazer a diferença.
O desempenho dominante de Marc Márquez no GP da Tailândia fez soar o alarme para Francesco Bagnaia. O espanhol impressionou a todos na corrida de abertura da temporada 2025 da MotoGP, incluindo os altos escalões da Ducati. Pecco tem tido muitos problemas desde os testes de inverno e em Buriram não pôde fazer nada além de ficar a assistir ao seu novo companheira de equipa a triunfar.
Logo nos testes de MotoGP na Malásia, ficou claro que Márquez tinha uma vantagem inicial sobre Bagnaia, apesar de ingressar numa nova equipa e dar um passo significativo em relação à GP23 que pilotou no ano passado. Mas foi no teste de Buriram que o hexacampeão da MotoGP realmente superou o seu companheiro de equipa. Pecco desperdiçou o primeiro dia de testes devido a uma série de problemas, alegando que “ nada funcionou o dia todo ”, enquanto Marc fez um progresso sério na compreensão da moto, tanto numa única volta quanto na simulação de corrida realizada no último dia de testes. No início do campeonato ficou claro que o campeão de Cervera tinha uma vantagem clara sobre Francesco Bagnaia. Tanto que ele dominou o fim de semana na Tailândia do início ao fim, conquistando a pole position, a corrida sprint e a corrida longa.

Perspectivas sombrias para Bagnaia
O circuito de Buriram certamente foi favorável a Marc Márquez, mas Argentina e Texas também podem pressionar ainda mais o ex-piloto da Honda. No Rio Hondo, Bagnaia nunca passou do 5º lugar e o COTA sempre foi uma terra de conquistas para Marc, onde ele foi invencível no passado. Pecco afirmou que pode ser forçado a limitar os danos nas próximas duas etapas do mundial, podendo o caminho para o título de MotoGP tornar-se uma batalha difícil. É certamente o maior desafio profissional que o piloto de Chivasso está a viver, obrigado a elevar ainda mais a fasquia para continuar a perseguir o terceiro título mundial na categoria rainha.
“Está nas nossas mãos ajudá-lo a voltar à frente e vencer corridas”, David Tardozzi
A alta cúpula da Ducati está pronta para apoiar Pecco do ponto de vista técnico. “ Estou convencido de que nas próximas corridas ele poderá encontrar a mesma confiança que teve no final da temporada passada e voltará a lutar pela vitória. Da nossa parte, faremos o melhor para apoiá-lo ”, garantiu Gigi Dall’Igna.
O gestor da equipa, Davide Tardozzi, está convencido de que Bagnaia será capaz de encontrar a sensação certa com a moto e competir em igualdade de condições com o espanhol. “Ele teve alguns problemas nos últimos testes, o que não lhe permitiu preparar-se da melhor forma para esta corrida, mesmo que o resultado (3º lugar) seja sem dúvida bom . Precisamos ajudar o Pecco a preencher essa pequena lacuna para que ele possa ter a consistência que teve até ao final da temporada passada. Agora está nas nossas mãos ajudá-lo a voltar à frente e vencer corridas .”