MotoGP: O regresso a Le Mans de Miguel Oliveira
Atual décimo classificado no campeonato do mundo de MotoGP, com 43 pontos conquistados até ao momento, Miguel Oliveira enfrenta no próximo fim-de-semana em Le Mans a sétima prova do campeonato 2022. Quanto a expectativas, estas resultam por enquanto num enorme ponto de interrogação, sobretudo depois dos inúmeros problemas que afectaram o rendimento da KTM RC16 em Jerez.
Aos comandos da KTM RC16 o piloto de Almada irá mais uma vez procurar pontuar e levar o mais longe possível na classificação a sua moto, de forma a continuar não apenas a estar entre os dez melhores do campeonato mas tentar também reduzir a diferença para aqueles que estão na sua frente.
Na presente temporada, apenas em duas ocasiões Miguel Oliveira não pontuou (Qatar e Circuito das Américas), tendo como dois melhores resultados a vitória no dilúvio de Mandalika e o seu quinto lugar no GP de Portugal. Na última prova em Jerez, o piloto luso terminou num desapontante 12º lugar, depois de muitos problemas na KTM RC16, pelo que se justifica uma natural curiosidade em saber os resultados do teste feito na segunda-feira no circuito andaluz.
Agora, a escassos cinco pontos da oitava posição, o piloto de Almada regressa ao asfalto da pista francesa pronto para o desafio num cenário onde o seu melhor resultado foi um 6º lugar em 2018, então no mundial Moto2, sendo que na classe rainha conseguiu igualmente um 6º lugar em 2020.
Construído em 1965 e com 4.200 metros de perímetro o ‘palco gaulês’ do campeonato do mundo recebe pelo 23º ano consecutivo uma prova do campeonato, mas na história do circuito foram 34 os GP’s aqui realizados sendo que a primeira vez foi em 1969.