MotoGP: O que Jorge Martin precisa para ser coroado campeão?
Jorge Martín (Pramac) evitou o match-point de Pecco Bagnaia (Ducati) no sábado. O Campeonato do Mundo de MotoGP será decidido na última corrida da temporada, depois do piloto madrileno ter conseguido a vitória no sprint do GP de Valência e o italiano ter terminado em quinto.
Na chegada a Valência a diferença entre os candidatos ao título era de 21 pontos, mas com estes resultados Martin tirou 7 pontos a Bagnaia, reduzindo a diferença para 14 pontos. A conquista do título para Jorge Martín continua a ser uma tarefa complicada, mas não impossível.
Vejamos então os cenários que Jorge Martín precisa para ser campeão de MotoGP em 2023: Martin vence a corrida e Bagnaia termina em 6º ou pior; Martin é segundo e Bagnaia 11º ou pior; Martin é terceiro e Bagnaia termina em 15º ou fora dos pontos. De qualquer forma, caso o madrileno termine fora do pódio no domingo não poderá ser campeão mundial, independentemente do resultado que Bagnaia faça.
O italiano por sua vez, tem a tarefa bem menos complicada para renovar o título mundial de MotoGP: Bagnaia será campeão se terminar em 5º ou melhor, faça o que fizer Jorge Martín; Bagnaia será campeão se terminar entre os 10 primeiros e Martín não vencer a corrida; Bagnaia será campeão se terminar em 14º ou melhor e Jorge Martín não for primeiro ou segundo.