MotoGP, O que esperar dos testes de Valência
Finalizada a época de 2022, os pilotos de MotoGP começam amanhã a preparar a temporada de 2023, com os testes de Valência a decorrerem no circuito Ricardo Tormo. Para além da parte tecnológica, com as equipas a trazerem algumas atualizações, vamos ver alguns pilotos com as cores das novas equipas pela primeira vez.
Começando pela KTM, Jack Miller é um dos maiores nomes a trocar de moto, passando da equipa de fábrica da Ducati para a fábrica austríaca. Mas não é o único. Augusto Fernández vai estrear-se nas motos de MotoGP com a GASGAS, enquanto Pol Espargaró vai voltar à RC16 depois de sair da Honda.
A própria Honda vai dar as boas-vindas à dupla da Suzuki, com Joan Mir e Álex Rins a poderem experimentar a RC213V pela primeira vez, ao lado de Marc Márquez e Takaaki Nakagami. Vai ser um teste importante para a Honda, que continua a tentar melhorar a moto, de modo a ser mais competitiva em 2023.
A Aprilia viu a sua candidatura ao título vacilar nas últimas provas de 2022, mas deu grandes passos em frente e espera voltar a ser candidata no próximo ano. Também vão estrear uma equipa-satélite, com Miguel Oliveira e Raúl Fernández a trocarem a RC16 pela RS-GP na RNF. A Aprilia tem impressionado nos últimos testes, sendo assim interessante ver o que fazem em Valência.
Por fim, a Ducati traz algumas alterações no seu alinhamento de pilotos também. Álex Márquez substitui Enea Bastianini na Gresini, numa mudança que o espanhol descreve como um tudo ou nada na sua carreira. Bastianini sobe à equipa de fábrica para fazer equipa com Francesco Bagnaia, faltando saber como é que ambos se vão entender depois de algumas boas batalhas em pista entre ambos em 2022.
Falta dizer que os testes de Valência começam amanhã às 8h30 (hora portuguesa), com quatro horas em pista antes de uma pausa de uma hora para almoço. A partir das 13h30, os pilotos voltam à pista para as últimas quatro horas do dia.