Três espanhóis ocuparam as três primeiras posições no final do primeiro dia do Grande Prémio de Espanha, com Aleix Espargaró à frente do colega de equipa Maverick Viñales e do wild-card Dani Pedrosa. Aqui ficam as reações dos três pilotos da casa ao primeiro dia em Jerez.
“Muito feliz com a nossa performance hoje. A pista não estava fácil à tarde, não esperava baixar do segundo 37, especialmente no início, em que era difícil marcar 38. Mas, quando colocas pneus macios, desligas o cérebro e as velocidades que atinges são insanas. Feliz com a performance com o pneu médio e também o macio, não é suficiente ser competitivo na configuração de corrida, também tens de ser no time attack para ter uma boa posição para amanhã. Já no ano passado, em pistas como o Qatar, a Argentina, aqui ou em Barcelona, quando está muito calor, temos melhor tração do que os nossos rivais. Não é fácil para nós, mas parece que podemos acelerar um pouco melhor e é sempre bom”. É muito importante, mas tudo pode acontecer. Temos muitos pneus macios, vamos correr com os médios, eles ainda têm a oportunidade da Q1 para passar à Q2. No ano passado, fui à Q1 em Aragão e depois terminei no pódio, o Fabio e o Pecco são muito fortes e é só sexta-feira. Tirar o chapéu ao Dani, é incrível o que ele fez. Foi um dos meus heróis quando eu era criança, tive oportunidade de correr contra ele no MotoGP. Estar em casa, chegar aqui com a KTM e fazer o que ele fez é algo que só um piloto de classe mundial pode fazer. Ele ainda é rápido, ou seja, ainda é jovem. O Dani é sempre um rival, acho que ele já esteve no top-10 no ano passado na Áustria, ou há dois anos. Com o número de testes e a sua qualidade, é sempre um rival”, disse Espargaró.
“Acho que fiquei a dois milésimos, mesmo com o vento. Estou muito satisfeito com o dia, estamos a puxar. O trabalho foi bem feito hoje e estou concentrado para amanhã. Acho que estamos a construir este ritmo de forma sólida e isso é importante, a equipa está a trabalhar bem. Podes ser rápido ou não, mas mantemos a calma e o foco. A moto funcionou melhor do que esperava, esperava ter mais dificuldades. Em Austin, quando estava calor, a moto estava melhor. Estou curioso para ver o que posso fazer amanhã, com mais aderência na pista, sinto que estou rápido. Estou a fazer progressos no arranque, é um desafio e o nosso objetivo é estar no primeiro lugar na primeira curva, vamos lutar por isso. Temos de chegar à liderança e puxar, acho que temos ritmo para isso”, referiu Viñales.
“É uma boa sensação, voltar a esta pista com os outros competidores magníficos, eles colocam o nível muito lá em cima e tens de estar muito concentrado. De manhã, tivemos um bom início, à tarde, a sessão foi um pouco mais complicada devido às condições de pista, talvez o calor ou o vento tornassem os tempos mais lentos, e foi difícil melhorar. Mas alguns melhoraram à tarde, mesmo com as condições piores. Estou feliz, porque estamos dentro do top-10 e isso é bom, amanhã temos outra coisa para aprender, que é o novo sábado. Temos de estar concentrados para amanhã. Foi uma boa sensação para mim e para a equipa, não esperava e foi uma surpresa. Não é fácil, é duro para os pilotos. Mas é apenas sexta-feira e vamos ver amanhã. As expetativas não mudaram, temos os nossos objetivos e mantemos. Não faço ideia do resultado que é possível amanhã, ainda tenho muitas coisas para falar com a equipa, ver o formato e o procedimento de partida. Nesta altura, vamos passo a passo”, declarou Pedrosa.