MotoGP: O ponto da situação no mercado de pilotos

Por a 7 Julho 2023 12:41

Da Ducati à Honda, passando pela KTM e Aprilia, eis quem poderá mudar de assento para 2024 e quem ascenderá da Moto2 para a categoria rainha.

O início das férias de verão do MotoGP, coincide também com as primeiras movimentações no mercado de pilotos com vista a 2024. Se as verdadeiras negociações começam neste período, também é verdade que as equipas começam a planear a época seguinte procurando agarrar os melhores talentos.

Três estrelas da atual Moto2 vão em princípio avançar para o MotoGP em 2024: Pedro Acosta , Tony Arbolino e Jake Dixon na MotoGP. Mas quem abrirá espaço para eles?

Ducati

Se é verdade que os únicos pilotos confirmados e firmes no seu lugar são Pecco Bagnaia e Luca Marini , as outras seis Desmosedicis são tentadoras e muito cobiçados, a começar pelo lugar de Enea Bastianini na equipa de fábrica da Ducati. A segunda parte do campeonato será essencial para Enea manter o seu lugar em 2024, defendendo-se do assalto de Jorge Martin , que foi ‘queimado’ pela decisão da Ducati em concentrar-se no #23 para a equipa interna e deixar o espanhol na satélite Pramac por mais um ano ao lado Zarco.

O turbilhão de mudanças envolve o próprio Zarco mas também Bezzecchi, Alex Marquez e Di Giannantonio, este último com resultados muito abaixo das expectativas da equipa Gresini. Também é verdade que o ‘Márquez Jr’ está no seu primeiro ano com a Ducati depois de três com a Honda e foi atingido pelo azar na primeira parte da temporada.

As situações de Zarco e Bezzecchi estão ligadas entre si. A Ducati daria de bom grado uma moto de fábrica a Bezzecchi , mas ‘Bez’ já disse que gostaria de ficar na equipa Mooney VR46 , que, no entanto, não lhe garantiria uma GP24 como a Pecco Bagnaia. A única maneira do #72 ficar com uma moto de fábrica seria transferi-lo para a Pramac ao lado de Martin, com Zarco desviado para as SBK. E, caso Bezzecchi deixasse o seu lugar vago na Mooney, esse lugar poderia ir para ‘Franky’ Morbidelli, farto de permanecer na Yamaha e em busca de novas oportunidades para a carreira no MotoGP.

Finalmente, a equipa Gresini. O que corre mais riscos entre os dois pilotos atuais é Fabio Di Giannantonio, que não está a ter o desempenho esperado após um primeiro ano de aclimatação ao MotoGP. Tony Arbolino ficaria no lugar de Fábio , mas o #14 também poderia fazer mais um ano na Moto2 para conquistar o título e subir para a MotoGP em 2025.

Honda

Talvez a situação mais espinhosa neste mercado de pilotos diga respeito principalmente à equipa Repsol Honda (mas por extensão também à LCR). Mir, que acabou de chegar da Suzuki, ainda é um objeto misterioso para o momento (parece o Lorenzo 2019 que chegou à HRC), enquanto Marc Márquez está preso a um contrato até 2024 e tenta de todas as formas sair para se estabelecer noutro lugar (leia-se KTM graças à sua ligação com a RedBull). Aliás, Alberto Puig disse recentemente numa entrevista que ” a Honda não segura quem não está feliz “, uma forma de dizer que Márquez está livre para procurar outros caminhos caso não esteja feliz no HRC.

A outra questão diz respeito à equipa LCR. Se é verdade que Rins foi o único a rodar com a RC213V até à vitória (com um pódio no Sprint no Texas), também é verdade que o catalão continua a ser uma peça valiosa do mercado, ainda que parado nas boxes devido ao acidente de Mugello. Para onde irão os espanhóis? A Yamaha está muito interessada também graças ao seu patrocinador comum, a Monster Energy, mas esse lugar ao lado de Quartararo também é cobiçado por Dixon, na ausência de um piloto britânico na grelha.

A segunda Honda da equipa LCR deverá ir para o compatriota de Nakagami, Ai Ogura. Se no ano passado o nipónico preferiu ficar no Moto2, no final da época o salto para o MotoGP também está pronto para ele no lugar de Taka, graças ao patrocinador Idemitsu.

Yamaha

Com as M1 oficiais que permanecerão sempre duas no próximo ano, é bastante intuitivo que haverá apenas uma vaga livre ao lado de Fabio Quartararo , que também está protegido pelo contrato até o final de 2024. Como dissemos anteriormente, a segunda M1 oficial apela tanto a Rins, um piloto que sabe das coisas em termos de pedidos de atualização aos técnicos, como a Dixon, um grande amigo de Quartararo e que já pilotou a M1 no passado. A Dorna e os ingleses não se importariam com um novo piloto britânico no MotoGP.

Aprilia

As únicas certezas em termos de pilotos vêm da empresa de Noale. Aleix Espargarò e Maverick Vinales (na Aprilia desde meados de 2021) conhecem-se há muitos anos e mostraram que se dão bem na equipa e ambos estão a fazer um ótimo trabalho de desenvolvimento na RS-GP23 junto com Lorenzo Savadori. Onde também não deve haver sobressaltos é na equipa-satélite Cryptodata RNF, com Oliveira e Raul Fernandez confirmados na RS-GP22 também para 2024.

KTM e GasGas

Por último, mas não menos importante, os quatro pilotos do fabricante de Mattighofen. A situação na KTM-GasGas é tão complicada quanto a da Honda e Pedro Acosta, promovido ao MotoGP para a próxima temporada. Mas com qual equipa? Uma vez que o sonho de ter mais duas motos para um team de sonho constituído eventualmente pela dupla Márquez-Acosta e uma terceira KTM junto com Binder e Miller (não é mais possível por regulamento ter três motos da mesma equipa). Sendo assim, quem abrirá espaço para Acosta em 2024?

A única opção possível é “pedir” que Pol Espargarò se afaste, mas ao mesmo tempo permaneça como piloto de testes junto com Pedrosa e Folger, para permitir que o campeão de Moto3 de 2021 coloque as mãos na KTM RC16 vermelha ao lado de Augusto Fernandez , que está a ir maravilhosamente bem no seu ano de estreia no MotoGP. Contúdo, há ainda uma outra solução para a KTM não ser obrigada a jogar pilotos pela janela fora… se considerarmos que o grupo Pierer já manifestou o interesse em ter uma terceira equipa no MotoGP, que poderia ser muito bem a Husqvarna!

author avatar
Ricardo Ferreira
4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Genesis
Genesis
1 ano atrás

Penso que li que a Dorna não quer mais motas na grelha, daí estranho a entrada de mais uma equipa.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x