MotoGP: O dilema da Honda, Lecuona e Bradl em Assen?

Por a 20 Junho 2023 11:58

Três dos quatro pilotos da Honda no MotoGP estão lesionados. O piloto de Superbike Iker Lecuona provavelmente irá pilotar em Assen em vez de Joan Mir e Stefan Bradl em vez de Alex Rins na LCR-Honda. Quanto á presença de Marc Máquez, ainda nada se sabe de concreto.

Quem esperava depois do GP de Mugello que o desastre da Honda no Campeonato do Mundo de MotoGP tivesse chegado ao seu ponto mais baixo, ficou esclarecido no GP da Alemanha. O que parece claro é que em três anos os engenheiros da Honda não progrediram uma polegada na sua busca por uma moto vencedora.

Este facto foi documentado, entre outras coisas, pelo facto de na sexta-feira em Mugello, Alex Rins ter subido ao terceiro lugar com o anterior chassis japonês TSR, eclipsando Marc Márquez com o novo chassis Kalex.

No Grande Prémio da Alemanha, o desenvolvimento retroativo da Honda foi ressaltado quando Marc Márquez, 11 vezes vencedor de Sachsenring, terminou em 11º no sprint e caiu cinco vezes em 40 horas, agora com o polegar esquerdo partido e uma contusão dolorosa no tornozelo direito que provavelmente o manterá fora do GP de Assen no próximo fim de semana.

E de facto não é de esperar que Marc se desloque a Assen. Depois de partir o polegar direito em Portugal, o espanhol ficou fora três Grandes Prêmios. E agora está a contas com o polegar esquerdo fracturado. Com toda a probabilidade, serão necessários três pilotos substitutos para Márquez, Mir e Rins. Facto é que Mir e Rins devem ser substituídos. Joan Mir (que já caiu 12 vezes esta temporada) estará de volta após a lesão no dedo de Mugello? “Não sei”, disse Ken Kawauchi na manhã de segunda-feira no aeroporto de Dresden, quando questionado pelo Speedweek.

Até a série de quedas de Marc Márquez, o HRC planeava colocar Stefan Bradl na LCR Honda de Rins em Assen e persuadir Joan Mir a voltar na Holanda. Mas o Campeão do Mundo de MotoGP de 2020 (com a Suzuki) mostrou pouca vontade de se sentar na indisciplinada RC213V. Agora o HRC está a considerar colocar Iker Lecuona (como em Jerez) no lugar de Márquez e deixar Stefan Bradl pilotar a Honda LCR de Alex Rins.

Mas a Honda, aparentemente, está à  espera para ver se Joan Mir irá regressar  à ação em Assen. O espanhol já tinha sido declarado “apto para correr” pelo médico da corrida em Mugello, mas recuou em fazê-lo, mal-humorado e ofendido.

author avatar
Ricardo Ferreira
4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x