O piloto de fábrica da Yamaha, Fabio Quartararo, estabeleceu o tempo mais rápido no primeiro de três dias de testes no Circuito Internacional de Sepang, perto do aeroporto da capital malaia, Kuala Lumpur. O piloto francês já tinha sido a referência no teste shakedown da semana anterior, com um tempo de 1:57.794 min.
Na quarta-feira, Quartararo terminou em primeiro lugar com 1:57,555 min, 0,051 seg. mais rápido que o segundo classificado, Marc Marquez da equipa Ducati Lenovo Works, cujo companheiro de equipa Pecco Bagnaia foi apenas o 17º, a pouco menos de 1,4 seg.


Em declarações após os primeiros testes oficias, segundo o site https://www.speedweek.com, Marc Márquez falou sobre as sensações durante o dia.
– Já me sinto muito bem na moto, nem parece que não ando numa moto de MotoGP há dois meses. Isso torna tudo mais fácil. Se a sensação é correta, as declarações são mais precisas. Isso é extremamente importante porque temos muitas coisas para testar. Na quarta-feira, concentrámo-nos no motor porque temos de rodar com ele durante todo o ano, assim que for homologado. É muito positivo o facto de eu e o Pecco termos feito mais uma vez os mesmos comentários. Estamos a trabalhar em direções diferentes, mas queremos atingir o mesmo objetivo. Passo a passo, a nossa moto está a melhorar. Com uma moto nova, há sempre problemas com a eletrónica, por exemplo, mas a equipa resolve-os todos de uma forma positiva.