Foi uma das horas mais difíceis da história do campeonato do mundo de motociclismo quando Marco Simoncelli morreu num acidente no Circuito Internacional de Sepang, a 23 de outubro de 2011. O carismático Campeão do Mundo de 250cc de 2008 tinha apenas 24 anos. Após o incidente, o Papa Paolo decidiu firmemente regressar ao paddock de MotoGP com a sua própria equipa em homenagem a Marco – concretizou este plano em 2017 com a estreia da “SIC58 Squadra Corse” em Moto3.
Paolo Simoncelli ainda compete com a sua equipa no Campeonato do Mundo de Moto3, e a equipa também está representada no Campeonato do Mundo de MotoE desde 2019. O objetivo declarado do italiano é ajudar jovens talentos que, de outra forma, não teriam qualquer hipótese de fazer carreira no campeonato do mundo de motociclismo. Simoncelli vê um problema nos custos elevados, mesmo nas séries de corridas de juniores, segundo o site https://www.speedweek.com.
– O problema não é o campeonato italiano ou o JuniorGP, o problema é que as corridas de motos são demasiado caras. Há muitas pessoas que são rápidas mas não têm a oportunidade de o mostrar. Temos custos elevados que atraem miúdos mimados que têm tudo. Não têm problemas e não têm de se preocupar com nada – esse é um grande problema nas corridas de motos.
Imagem:https://www.paddock-gp.com