MotoGP: Moto2, várias mudanças nos quadros para os cinco rookies e não só
Devido às numerosas remodelações em muitas equipas, o grande evento de teste final em 2024 destinava-se a dar aos “recém-chegados” a oportunidade de se adaptarem ao seu novo equipamento de corrida. Isto foi e é particularmente verdade para os rookies. No Campeonato do Mundo de Moto2, cinco pilotos estreantes de grande prestígio subiram para a classe média.
Para além dos quatro primeiros classificados do Campeonato do Mundo de Moto3 de 2024, que deram todos o passo para a liga superior, o campeão de Supersport Adrian Huertas também fez a sua estreia na Kalex da equipa Italtrans.
No entanto, a viagem ao sul de Espanha também foi muito importante para os dois fabricantes de quadro da série. Enquanto Boscoscuro aproveitou o evento principalmente para lançar a estrutura de Moto2 completamente reorganizada da Pramac Racing (anteriormente VR46 Mastercamp com Kalex), a equipa alemã em torno do chefe técnico Alex Baumgärtel estava preocupada com uma reavaliação do novo modelo desenvolvido para 2025.
De acordo com Baumgärtel, cada uma das equipas KALEX presentes – Fantic Racing, Red Bull Ajo KTM, CFMOTO AsparTeam e Italtrans Racing – tinha uma moto de 2025 nas boxes e, por isso, teve acesso aos últimos desenvolvimentos técnicos.
Curiosamente, os recém-chegados também entraram em contacto com a Kalex 2025 em Jerez. David Alonso nem sequer se preocupou com a mota existente, o piloto da mais recente campanha de Moto3 subiu ao novo quadro do protótipo logo na sua estreia. Collin Veijer (KTM-Ajo) e Adrian Huertas mudaram para o modelo 2025 no segundo dia.
O engenheiro da Kalex, Baumgärtel, mostrou-se positivo com a estreia da dupla: “Estou muito contente com o trabalho dos estreantes. Foi bom ver que o trabalho constante leva à compreensão e que conseguimos recolher muita informação. Ao mesmo tempo, isto leva-nos a um inverno intenso para tornar o conjunto realmente competitivo. Para já, a moto de 2025 é um modelo em evolução. A versão final será entregue às equipas em fevereiro. Até lá, podemos analisar algumas coisas e incorporar as nossas experiências a partir daqui. Mas neste teste, as quatro motas de 2025 estavam ao mesmo nível”.
Imagem: Gold & Goose / Red Bull Content Pool /