MotoGP: Mike Webb esclarece a diferença entre treinos e testes
Numa altura em que a temporada de MotoGP terminou e só volta em 2022, os pilotos têm agora alguns meses para se prepararem para o próximo ano. Para isso, têm os testes de Jerez, já esta semana, e têm outro período de treinos não-oficial. Mike Webb, diretor de corrida do MotoGP, explica as diferenças entre cada um.
“Há duas categorias separadas, uma é o treino dos pilotos, onde conduzem uma moto para se manterem em forma e continuarem a treinar. Eles podem estar em qualquer circuito, em qualquer altura, mas não podem usar a mesma classe de moto com que correm numa corrida oficial. Basicamente, podem usar uma moto de estrada, com algumas modificações nos pneus, travões e suspensão”, começou por dizer.
“Às vezes os pilotos podem compreender mal aquilo que podem ou não fazer durante o período de treinos. O Quartararo foi um deles. Conduziu uma Superbike do campeonato francês no período de treinos. Não é uma moto de MotoGP, mas não é algo que seja permitido e ele foi penalizado por isso. Os pilotos e as equipas agora garantem que têm uma moto de treinos disponível, que normalmente é uma moto de estrada do mesmo construtor, com as modificações permitidas”, referiu.
Posto isto, Webb explicou a diferença para os testes oficiais.
“A outra categoria, para além dos treinos, é o período de testes, onde eles testam a moto onde correm. Todos os testes são oficiais e esta é a única oportunidade que os pilotos têm para conduzir uma moto de MotoGP”, concluiu.