MotoGP, Miguel Oliveira aproveita caos na sprint para conquistar um ponto

Por a 27 Abril 2024 16:15

Miguel Oliveira conseguiu conquistar um ponto na corrida sprint do Grande Prémio de Espanha, terminando no nono lugar. O português qualificou-se mal, apesar das condições de chuva, e depois conseguiu manter-se de pé na corrida sprint, com muitas quedas à sua frente.

O dia começou com chuva e Miguel Oliveira deu bons sinais na segunda sessão de treinos livres, com as condições a ajudarem-no. O luso esteve praticamente sempre no top-10, terminando no sexto lugar, com a sua melhor volta em 1:48.794 minutos, terminando a 611 milésimos do mais rápido, que foi Marc Márquez.

Na hora da Q1, mesmo com condições de piso molhado, o luso sofreu dos mesmos problemas que costuma sofrer nas qualificações em piso seco. O luso não estava longe dos primeiros lugares depois das primeiras voltas, tendo melhorado depois e saltando inclusivamente para o primeiro lugar por breves instantes. Contudo, o luso não melhorou o seu tempo nas duas voltas que ainda tinha para fazer, sendo empurrado para o quarto lugar pelas melhorias de Franco Morbidelli, Brad Binder (os dois apurados para a Q2) e Johann Zarco. Assim, Miguel Oliveira ia partir do 14.º lugar para as duas corridas do fim de semana.

Na corrida, Oliveira arrancou mal e chegou a estar em 20.º, terminando a primeira volta em 17.º, beneficiando das quedas de Aleix Espargaró e Jack Miller. O luso ultrapassou depois Luca Marini para subir a 16.º e ganhou mais uma posição (15.ª) após a queda de Pecco Bagnaia. O regresso ao 14.º lugar deu-se depois da queda de Fabio Di Giannantonio, mas depois voltou a ser 15.º quando foi ultrapassado por Joan Mir. As quedas sucessivas de Álex Márquez, Brad Binder e Enea Bastianini fizeram com que o Falcão passasse para o 12.º lugar, sendo depois 11.º com a queda de Marco Bezzecchi e entrando no top-10 após a queda de Maverick Viñales.

Oliveira beneficiou depois de um incidente entre Marc Márquez e Joan Mir para subir ao oitavo lugar, perdendo depois para Marc Márquez, que foi obrigado a devolver posição ao português pelo incidente com Mir. O espanhol voltou a atacar de forma agressiva, obrigando Oliveira a alargar e a perder uma posição para Augusto Fernández, caindo para fora dos pontos. Contudo, a queda de Johann Zarco fez com que o português terminasse no nono lugar, última posição pontuável num sprint.

author avatar
Bernardo Figueiredo
3 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x