O Grande Prémio da Itália, sexta prova da temporada de 2017, marca a introdução do novo pneu dianteiro da Michelin com a carcaça mais rígida, que tem vindo a ser testado de algum tempo a esta parte. Esta novidade surge depois de no GP de França, em Le Mans, ter sido levado a cabo uma votação entre os pilotos na Comissão de Segurança que culminou neste deste desfecho.
O novo pneu estará disponível nos três compostos definidos pela Michelin para cada Grande Prémio: macio, médio e duro. Caso venha a chover os pilotos terão à sua disposição pneus com o composto macio e médio.
“O GP de Itália marcará a utilização do pneu dianteiro com a carcaça mais dura – que foi originalmente usado na última prova de 2016 e durante os testes de inverno – em comparação com o que temos usado este ano. No teste oficial de Jerez comparámos os dois pneus e em seguida tanto os pilotos como as equipas foram consultados pela Dorna tendo sido tomada a decisão de introduzir este pneu a partir de Mugello, palco do GP de Itália, e até ao final da temporada. Estamos contentes com esta decisão porque dá-nos uma indicação clara do que será a temporada”, comentou Piero Taramasso, responsável da Michelin.