MotoGP: Michelin com novidades em Brno
O Grande Prémio da República Checa marca o início da segunda metade da presente temporada do Mundial de MotoGP. O circuito de Brno receberá a 10ª ronda do ano num evento onde a Michelin, fornecedor exclusivo de pneus para a classe rainha, já fez notar que está preparada para os desafios que irão ser colocados.
Depois de em Sachsenring o fabricante de Clermont Ferrand ter posto excepcionalmente, devido ao novo asfalto do traçado alemão, à disposição quatro tipo de pneus agora tudo volta às três escolhas habituais. Assim teremos em Brno pneus ‘slick’ de composto médio, macio e duro.
De referir ainda que os pneus disponibilizados para a dianteira das motos serão simétricos ao passo que os pneus para a traseira serão assimétricos e terão a sua composição direita mais dura. Tudo para responder da melhor forma às exigências do traçado checo que tem a extensão de 5.403 metros e é marcado pelos desníveis de altitude. Caso chova serão utilizados pneus para chuva de composto médio e macio.
“Durante a pausa de verão trabalhámos muito de modo a analisar da melhor forma os dados obtidos nas primeiras nove corridas do ano e olhámos também para as estratégias das provas que restam. O circuito de Brno é sempre um teste exigente para os pneus, pois trata-se de uma pista com muitas elevações e variedade de curvas. As zonas de travagens fortes em descida provocam uma maior exigência ao pneu dianteiro ao mesmo tempo que é preciso uma boa aderência traseira para a aceleração. Este binómio é muito exigente para os pneus, por isso precisamos de ter borrachas que respondam a esse desafio”, comentou o responsável técnico da Michelin, Piero Taramasso.